Se o primeiro ponto de contato com um potencial cliente é o seu site, faz sentido que essa ferramenta seja desenvolvida para oferecer a melhor experiência possível. Por esse motivo, desenvolvedores trabalham para tornar esse acesso cada vez mais atrativo.

Nesse caso, o design escolhido, a formatação e a escolha de elementos visuais são fundamentais para causar uma boa impressão. Além disso, os elementos técnicos também ajudam a atrair a atenção e reter o interesse de usuários.

Por isso, desenvolvemos este conteúdo para demonstrar a importância de focar no design com o intuito de proporcionar uma experiência marcante.

O foco na experiência do usuário para retenção

User experience, experiência do usuário ou, simplesmente, UX é uma estratégia que busca encantar potenciais clientes por meio da qualidade do conteúdo publicado e por meio da aparência do site.

Navegar na internet é um exercício muito amplo que pode ser:

• a compra de produtos;

• o acesso a redes sociais; e

• a pesquisa de informações.

Devido à essa diversidade de propósitos, as empresas devem buscar adotar um design responsivo e intuitivo nas suas plataformas. Por isso, sites com alto tráfego são conhecidos pela sua capacidade de atrair, captar e reter seus usuários.

A importância do design na UX

Durante a etapa de desenvolvimento de um site ou blog, os principais problemas são a lentidão de carregamento, a desorganização do layout e a complexidade da navegação. Se um usuário se depara com essa situação no primeiro acesso, a sua reação é fechar a página e partir para outro site.

Nos casos mais graves, o outro site pode ser o do seu concorrente, o que representa uma venda perdida. Estamos falando de fatores que vão além da simples organização, é preciso pensar em simplificar os passos que o usuário deve seguir.

A barra de pesquisa deve estar em local proeminente que possibilite localizar o que procura com agilidade. Já as informações de contato são primordiais para esclarecer dúvidas devem estar disponíveis em uma seção específica.

Mobile: o papel da adaptação para dispositivos móveis

Atualmente, grande parte dos acessos à internet não tem origem em computadores, mas sim, em dispositivos móveis. Celulares e tablets concentram essa acessibilidade em qualquer localidade com uma conexão disponível. Por esse motivo, é essencial antecipar as necessidades deste público.

Para isso, os usuários buscam as mesmas funcionalidades quando acessam um site via computador ou smartphone. Isso quer dizer que a sua empresa deve buscar desenvolver esse recurso para adaptar a página as características como:

• tamanho da tela;

• disponibilidade de botões; e

• usabilidade de links e menus.

Por fim, devemos destacar quais são as principais vantagens da adoção da estratégia voltada para o desenvolvimento da experiência do cliente. Se você já analisa as estatísticas do seu site deve estar ciente de que a taxa de rejeição pode ser eliminada por meio da geração de tráfego.

Além disso, essa mudança é responsável por ampliar o número de conversões e garantir a fidelização. Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, acesse o nosso site e tenha acesso a muito mais conteúdo e informações.