Entidades do terceiro setor devem ter muita atenção quanto ao design de seus sites na internet. Um bom design pode fazer a diferença entre um site que irá realmente atrair o público ou deixar a comunidade desinteressada em relação ao trabalho desempenhado pela organização.

Neste texto você irá entender mais sobre a importância do design ao criar o site de sua entidade. Confira!

Experiência do usuário, reputação e proveito para a entidade

O design de um site está para além da estética utilizada na construção deste ambiente virtual. Ele compõe diversas ferramentas que servem para aprimorar a experiência do usuário enquanto navega pelo endereço online.

Certamente, a estética é muito importante, pois ela será o primeiro fator percebido pelo usuário do site e atraí-lo, mas uma boa aparência não é o suficiente para manter o internauta conectado, bem como também não garante que o usuário irá encontrar o conteúdo que está procurando em sua entidade.

O design diz respeito a toda a estrutura do site. O que inclui uma disposição lógica e inteligente das informações para facilitar a navegação do usuário. Bem como o uso de fontes, imagens, elementos gráficos, animações, vídeos e diagramação projetadas para tornar a leitura mais agradável. Até mesmo os espaços em branco do site devem ser posicionados propositalmente.

Com um design bem formulado, a entidade consegue manter o usuário conectado ao site por mais tempo, além de incentivar a pessoa a voltar a acessá-lo em ocasiões posteriores, pois ele passa a atribuir confiabilidade àquele conteúdo. Ele ainda aumenta as chances de compartilhamento do conteúdo nas redes sociais, ou diretamente para outras pessoas.

Como se pode ver, o design é um fator fundamental para sites de entidades que buscam divulgar sua atuação de maneira positiva, a fim de obter mais apoio financeiro, construir uma imagem organizacional mais favorável e promover uma reputação para a entidade positiva dentro do terceiro setor.

O design do site de uma entidade deve conversar diretamente com a imagem que a organização busca criar para si própria. Ou seja, deve haver coerência e sintonia entre a aparência do portal online e a atuação da entidade. Mesmo que a percepção do usuário seja subjetiva, o design do website deve transmitir essa mensagem.

O design do site não é importante apenas para a experiência do usuário. A gestão do conteúdo publicado, tanto quanto o monitoramento de interações do público e feedbacks oferecidos pelo portal também é aprimorado se o design do website da entidade for bem elaborado.

No front-end, desenvolvedores buscam criar uma aparência agradável e um site fácil de usar. No back-end, os administradores da entidade e os profissionais que trabalham com o site devem ter rápido acesso a dados deixados pelos internautas em formulários de contato, comentários, estatísticas de uso e outros arquivos.

Com um bom design, o site de sua entidade atende às expectativas e demandas do público-alvo, mas também promovem as vantagens estratégicas que a sua organização precisa para atuar de maneira ainda mais contundente.

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