Criar um projeto de website passa por diversas etapas. Pensar no conteúdo, tipo de linguagem a ser usada, qual o público-alvo. São vários aspectos relevantes e um deles é, certamente, escolher uma identidade visual marcante.
Obviamente, o conteúdo em si é fundamental para que a página seja visitada por mais pessoas e que estas se fidelizem e acompanhem diariamente. Porém, ter uma identidade visual que se consolide perante ao público, aos parceiros e mesmo à concorrência faz toda a diferença.
Neste conteúdo, apresentaremos alguns pontos que mostram os motivos de a identidade visual ser indispensável para o seu projeto de website.
Importância da identidade visual para o projeto de website
Para começar, vale ressaltar alguns exemplos que já vão indicar o porquê de a identidade visual ser tão relevante. Já parou pensar que o que chamamos de gilete é, na verdade, a lâmina de barbear. Mas por que usamos este nome? Porque a marca Gilette, fabricante deste produto, se consolidou como referência e seu nome/marca se tornou sinônimo de lâmina de barbear. Mesmo que você compre de outra marca, o fato é que sempre usará o nome gilete, e isso é valioso para a empresa.
A identidade visual de um site segue uma lógica semelhante. Com um projeto bem definido, a marca apresentada pela empresa em questão ficará na memória das pessoas. Neste caso, sempre que precisarem de um serviço do segmento em questão, será a identidade visual que estará no topo da memória, aumentando as chances de aquele negócio ser procurado para oferecer o serviço.
Marketing na criação de websites
Portanto, como nos tempos atuais é fundamental trabalhar com o marketing de conteúdo e com a utilização das tecnologias, os projetos de website tornaram-se essenciais. E eles precisam ter uma identidade visual, o usuário precisa saber o que diferencia aquela página. E isso começa com uma marca bem estabelecida.
O envolvimento do público com o seu site será muito maior se eles reconhecerem a identidade. Seja a cor principal, o estilo de fonte usada nas palavras, a logomarca no topo da tela… O importante é que eles saibam que o website tem a sua essência. Isso ajuda muito a manter a atenção e a disposição das pessoas em consumirem os conteúdos.
Se a identidade visual for desinteressante ou inexistente, isso tende a fazer com que a pessoa enjoe daquele site. Ela não vê uma essência, as coisas não tem características próprias ou mudam toda hora, criando uma sensação de inconsistência. E a última coisa que qualquer projeto de website precisa é ser tachado como inconsistente, pois isso se espalha para a visão da marca que está produzindo aquele conteúdo.
Além disso, se nos dias atuais qualquer marca precisa de uma identidade visual para ter sucesso, o fato é que qualquer projeto de website que não siga este padrão será visto sem a mesma confiança. Parece algo feito de forma amadora, enquanto a concorrência busca profissionalismo. Ou seja, as chances de os conteúdos presentes no site não serem levados tão a sério aumentam muito.
Valores representados na identidade visual
E há outro ponto: a identidade visual é uma forma de se posicionar e mostrar os valores do projeto. Não é apenas uma questão estética.
Pensemos, mais uma vez, em um exemplo prático: uma empresa que venda produtos feitos com material reciclável e que queira passar a mensagem de cuidado ambiental e preservação da natureza.
Na hora de realizar o projeto de website, qual identidade visual tem mais possibilidade de atrair o público-alvo deste tipo de produto: algo colorido, diversificado, com bastante verde e azul? Ou uma identidade opaca, com tons de cinza e preto? A resposta é a primeira, obviamente.
E por quê? Porque a natureza é diversificada, colorida. Ou seja, na escolha da identidade visual e das cores usadas, a empresa passa sua mensagem e atrai quem gosta do tema.
O fato é que o relacionamento com o público depende da identidade visual. Precisa chamar a atenção, é necessário que o nicho de pessoas que visitará o site com mais frequência se sinta representado por aquele layout. E é por isso que parte essencial do projeto de website é estudar quem, de forma majoritária, passará por aquela página e consumirá o conteúdo proposto.
A partir do momento que a identidade visual cativa os usuários, eles voltarão mais vezes e sentirão mais confiança no que está presente no website. Seja venda de produtos, apresentação de conceitos, pouco importa. O relacionamento com o cliente melhora, sem dúvidas.
Isso porque o outro lado entende melhor a cultura da empresa em questão, a partir do projeto de website. E, quando alguém compreende de forma clara o que o outro lado quer e faz, a relação se torna mais completa e com chances de gerar frutos, para a empresa e para o cliente.
Relevância de um conceito bem trabalhado
A identidade visual de um projeto de website é fundamental, portanto, em vários aspectos. Na comunicação e relação com o público, na passagem da missão e dos propósitos da empresa ou do grupo que está montando o projeto, além de trazer maior sensação de confiança por quem acessa o site.
Hoje em dia, o posicionamento de marca faz toda a diferença, em relação ao público e ao mercado em si. E o projeto de website faz parte desta estratégia, já que a comunicação é, majoritariamente, digital atualmente. Portanto, pense com carinho em quais características o seu site terá, pois isso influenciará em todos os aspectos citados acima.
Certamente, se os estudos prévios forem bem feitos e se a marca entender qual tipo de identidade o seu segmento de atuação pede, as chances de sucesso aumentam. Os usuários aprovarão a personalidade visual do seu negócio e, desta forma, toda a empresa ficará no topo da memória dos potenciais clientes, criando um ambiente de comunicação ideal e fidelização de uma base de público.
Gostou de saber mais sobre a importância da identidade visual para o seu projeto de website? Conheça mais sobre nosso trabalho. Saiba em quais aspectos podemos ajudá-lo e fale conosco, para que possamos trabalhar juntos na melhor solução para você.