A busca pela atenção dos usuários na internet é a conquista mais almejada atualmente, seja pelas redes sociais ou sites. Estima-se que existam mais de 1,5 bilhãode sites ativos no mundo.
Em meio a esta concorrência, para otimizar o site da sua ONG são necessárias algumas estratégias de aprimoramento. Com uma boa visibilidade no Google, você consegue divulgar a ONG e trazer mais investidores.
Otimizar o site da sua ONG para mecanismos de busca
Atualmente, o Google é o mecanismo de busca mais usado na internet. A estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização em Motores de Busca) precisa ser prioridade quando o site for pensado.
Para entender quais são as diretrizes do buscador para webmasters, o Google preparou um guia. É importante que um profissional da área seja procurado para aplicar as regras mencionadas.
Entender quais são as palavras-chave do negócio é outro ponto. É importante conversar com pessoas da sua ONG e levantar as principais palavras que envolvam a instituição, como causas que apoia e problemas que costuma enfrentar.
O Google Trends pode ser usado como fonte de inspiração. A ferramenta apresenta as palavras que estão com mais buscas no momento e todo o histórico de pesquisas.
Com estes dados levantados, é hora de desenvolver a comunicação do site. Uma boa estratégia é produzir conteúdos em formato de blogposts, usando estes termos. Usar no layout, e como termos de pesquisa também é importante.
O seu site também terá relevância se estiver sendo indicado por outros portais que são autoridades em um assunto. Por isso, insira links relevantes nos posts para outros sites e também consiga uma troca de links.
Para otimizar o site da sua ONG produza conteúdos de qualidade e mantenha sempre atualizado. As pessoas procuram hoje, conteúdo rico, que vão acrescentar algo a vida delas, não apenas informações jogadas.
Preocupe-se também com a qualidade dos textos. É importante ter um profissional da área de jornalismo ou publicidade para a construção de conteúdo. O bom português é primordial para textos de qualidade.
Construa estratégias nas redes sociais. Hoje, é muito importante estar presente, pelo menos, no Instagram e no Facebook. O conteúdo que você constrói no site pode ser replicado nas redes sociais e assim gerar mais acessos para o site da sua ONG.
Considere investir um valor em patrocínios no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Neles, você consegue segmentar os anúncios para que apareçam para um público específico, que tenha relação com a ONG.
As ferramentas possibilitam que o seu site apareça mais nas diferentes plataformas. No Google Ads, por exemplo, você pode divulgar banners em outros sites. Já nas redes sociais, é possível fazer impulsionamentos dos posts com links para o seu site.
Divulgar o site é outro ponto positivo para melhorar as visualizações. Insira o endereço em cartazes, assinaturas de e-mail, cartões de visita e divulgue sempre que houver um evento.
É importante entender que o trabalho de otimização leva um tempo para aparecer, mas é muito válido.