Os chatbots se apresentam, hoje, como uma solução fundamental para a empresa que busca otimizar seu atendimento ao cliente, bem como reduzir custos. Ele otimiza o atendimento ao cliente porque automatiza os atendimentos básicos e reduz custos porque pode substituir o quadro técnico de funcionários responsáveis pelo atendimento ao cliente, por exemplo. É uma tecnologia, vale dizer, que pode funcionar durante 24 horas, sete dias por semana.
Você gostaria de saber como utilizar os chatbots para realizar um atendimento 24 x 7 de forma eficiente e com a qualidade esperada? Então, continue a leitura e fique por dentro de algumas informações que podem te ajudar muito!
Mapeie as principais dúvidas dos seus clientes
Em primeiro lugar, para utilizar um chatbot durante as 24 horas dos sete dias da semana, é preciso mapear as principais dúvidas dos seus clientes com relação à sua empresa, produtos e/ou serviços.
De uma forma geral, o que podemos dizer é que hoje o cliente moderno é exigente e antes de comprar um produto ou serviço, busca entrar em contato com a empresa para obter o máximo de informações sobre o item desejado. É um processo que o faz tomar uma decisão segura, da qual não se arrependerá. Nesse sentido, mapear as principais dúvidas do cliente é fundamental.
Vale destacar que você deve mapear as principais dúvidas do cliente em três momentos: pré-venda, venda e pós-venda. Na venda, há assuntos que o cliente pode se interessar, como forma de pagamento, prazo de entrega do produto ou mais informações sobre o produto ou serviço. No pós-venda, o cliente pode desejar saber mais sobre a devolução de produtos, garantia, etc.
Tendo ciência das dúvidas do cliente, fica mais fácil desenvolver chatbots que serão realmente úteis e funcionem nas 24 horas dos sete dias da semana.
Insira respostas básicas em seu chatbot
Outro ponto fundamental para que seu chatbot cumpra sua missão, ou seja, atenda o cliente com eficiência e produtividade, é fornecer, por meio dele, respostas simples. Respostas para perguntas complexas, que solicitem a análise de um funcionário, devem ser evitadas, pois podem fazer com que o cliente saia do atendimento insatisfeito.
O ideal, nesse caso, é perguntar, por meio do chatbot, se o cliente deseja ser atendido por um atendente humano. Se ele deseja contestar alguma política de troca da loja, por exemplo, o ideal é que seja atendido por um atendente humano e não pelo chatbot, que funciona apenas resolvendo dúvidas básicas, como prazo de entrega, como proceder diante da devolução de um produto, etc.
Como vimos, o chatbot é uma tecnologia essencial para a empresa que deseja não apenas otimizar, mas automatizar seu processo de atendimento ao cliente, entregando a ele maior eficiência. Por isso, se ainda não o adotou, é hora de repensar essa posição.
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