Você já deve ter ouvido falar sobre assessoria de imprensa, certo? Mas sabe qual a importância para a propagação de informação? Mais do que isso, qual o papel desempenha esse profissional no terceiro setor?
Antes de saber disso, é necessário entender como funciona o exercício de assessoria no geral. Quem trabalha com comunicação está familiarizado com o termo, mas quem está fora da área talvez não saiba muito quais são as atividades desempenhadas pelo profissional de assessoria.
Como funciona a assessoria de imprensa?
Basicamente, o trabalho de assessor de imprensa consiste em servir de ponte entre o assessorado, nesse caso, o cliente e a imprensa. Nesse sentido, o profissional atua estabelecendo um diálogo entre as duas partes, fornecendo informações importantes e verídicas sobre o cliente para os veículos de comunicação.
Atrelado a uma estratégia de comunicação, o assessor de imprensa trabalha para construir ou solidificar a imagem que o cliente possui perante a mídia. Consequentemente, isso influencia na impressão que a sociedade possui sobre determinado órgão, empresa ou gestor.
Esse profissional, formado em jornalismo ou relações públicas, precisa saber profundamente todas as informações do cliente. Afinal, ele é responsável pela “voz” da organização. Por exemplo, caso um jornal precise saber mais informações sobre determinada ação da empresa ou necessite de uma declaração do gestor, o assessor de imprensa deve ser a pessoa responsável pelo intermédio e divulgação dessas informações.
Importância da assessoria de imprensa para o terceiro setor
Já sabendo como funciona o trabalho de um assessor de imprensa, de que forma utilizar essa vertente da comunicação a favor de sua empresa? Parte-se sempre do ponto de que toda organização precisa ter um assessor de imprensa em seu quadro de funcionários.
Além de ser o intermédio entre imprensa e organização caso necessário, o assessor também é responsável por criar e executar ações que visam beneficiar o cliente. Divulgação de ações e trabalhos importantes, com o objetivo de atrair investidores e confiança, pode ser uma atividade essencial para o crescimento da organização.
Em se tratando do terceiro setor, o assessor de imprensa pode trabalhar para:
*Melhorar a imagem da organização perante a imprensa (jornais, rádios, portais online);
*Atrair investidores ou voluntários;
*Tornar a organização mais conhecida pela sociedade;
*Construir e solidificar o status da organização em diversos âmbitos;
*Divulgar informações e atividades da empresa;
As ações que podem ser executadas pelo profissional precisam estar de acordo com as estratégias estabelecidas, visando sempre suprir as necessidades atuais da organização. De nada adianta possuir um assessor de imprensa e não saber exatamente de que forma ele pode trabalhar a favor de sua empresa.
O profissional de imprensa pode também auxiliar na solução de problemas internos, se assim for necessário. Porém, sempre pensando em eliminar empecilhos que possam ser prejudiciais à imagem da organização.
Nesse caso, a contratação de um assessor de comunicação é essencial, uma vez que ele é o profissional responsável pelo estabelecimento de objetivos que visam melhorar a imagem, relação e funcionamento da organização. Aliando os dois profissionais, a empresa pode solidificar ainda mais sua imagem.
Gostou do conteúdo? Acesse nosso site e veja mais!