Se as pessoas estão conectadas às redes, é importantíssimo que o seu sindicato consiga estabelecer canais de comunicação com elas. Afinal, a comunicação também é parte integrante da estratégia de luta de uma entidade social. Neste quesito, as mídias sociais desempenham um papel estratégico, impulsionando mobilizações e engajamentos.

Abaixo, mostramos os motivos principais para que o seu sindicato invista em mídias sociais:

  • Melhora no relacionamento e na proximidade com a categoria: os representantes sindicais precisam criar uma conexão com a categoria que representam. Desse modo, o seu sindicato consegue captar quais são as necessidades do público que atende por meio das mídias sociais. Além disso, a comunicação dirigida precisa ser especializada o bastante para que se torne, também, acessível.

  • Rapidez e agilidade: já imaginou o tempo que leva para a produção de um material informativo impresso? No mínimo, um dia inteiro. Nas mídias sociais, porém, a informação pode ser divulgada no exato momento em que está acontecendo. Não dá para ignorar essa diferença. É claro que os materiais impressos ainda atraem um determinado público, mas é importantíssimo que o seu sindicato esteja presente nas redes, para que a mensagem que o dirigente quer passar chegue com mais rapidez e agilidade.

  • Divulgação espontânea e mais aliados: se o seu sindicato precisa conseguir mais sindicalizados, as mídias sociais também são o caminho. Ali é o espaço para divulgar as ações positivas do sindicato e a proposição de novas ideias, o que gera a conquista de mais aliados. Afinal, as experiências positivas de um sindicalizado podem servir de inspiração para outros integrantes da categoria.

  • Debate e comunicação: já mencionamos que a comunicação também é estratégia de luta. Nesse aspecto, as mídias sociais são canais que fortalecem o debate, pois possibilitam o compartilhamento de temas e ideias, ao mesmo tempo em que dão voz à categoria.

Mídias sociais não é somente redes sociais

É preciso ficar atento, porém, pois mídias sociais não se referem apenas às redes sociais. Elas compreendem, também, blogs, microblogs, fóruns e sites de compartilhamento de conteúdo, dentre outros.

O que achou das dicas? Se você quer investir em mídias sociais para o seu sindicato, precisa sair do amadorismo. Deve buscar equipes treinadas especificamente para isso e que fazem um trabalho de qualidade. Visite nosso site e descubra quais as estratégias que oferecemos! Você também pode navegar em nosso blog para conhecer quem somos e o que fazemos!