A fidelização no relacionamento com o associado é o melhor caminho para solidificar o sindicato e ampliar seu reconhecimento como defensora da classe. Na prática, entretanto, a realidade pode ser bem diferente. Por isso, se a sua entidade ainda não trabalha a relação com seu associado de forma mais estratégica, saiba que aí mora uma grande oportunidade de evitar a evasão dos filiados e garantir a sobrevivência.
Mas, afinal, quais são as ações mais indicadas para estreitar esse vínculo com os associados? Se você está em busca destas respostas, chegou ao lugar certo. Neste artigo, vamos te apresentar cinco estratégias para melhorar seu relacionamento com o associado – e, assim, despertar a importância da representação dos direitos sociais. Confira.
Invista em canais de comunicação efetivos
Quando falamos em melhorar o relacionamento com os associados, a primeira ação é melhorar (ou criar) canais de comunicação para efetivamente se aproximar deles.
As possibilidades de estreitar essa relação são muitas: redes sociais, WhatsApp, SMS, jornais periódicos… O importante é que haja uma integração e que, principalmente, os recursos sejam utilizados para os fins certos. Você pode divulgar ações relevantes do sindicato, parabenizar seus associados em datas comemorativas, interagir de uma forma mais leve. Assim, os filiados se conscientizarão da importância da entidade e a manterão sempre na lembrança.
Esteja aberto aos feedbacks
Fazendo um link com o tópico anterior, a estruturação desses canais de comunicação deve servir para outra estratégia extremamente relevante: coletar e atender feedbacks. Ou seja, entender as reivindicações dos associados e, principalmente, responder a estas demandas de forma mais concreta.
A partir disso, sua entidade não apenas estreitará os laços com a sua base, como ainda potencializa a atração de novos associados.
Promova cursos e eventos
A realização de cursos, eventos e workshops do interesse do associado é uma estratégia infalível para estreitar o relacionamento entre as partes. Obviamente, o tipo de evento dependerá da segmentação da sua categoria e do próprio cenário do setor, mas de uma forma geral, um caminho importante é estabelecer parcerias (com instituições de ensino, por exemplo) para ampliar tais possibilidades de cursos profissionalizantes.
Além disso, tenha em mente que eventos de confraternização também são bem-vindos para uma aproximação mais informal e duradoura.
Entenda o perfil do seu associado
Se a entidade realmente quer se aproximar da sua base, é imprescindível entender qual o perfil do seu associado, isto é, suas necessidades, preferências, entre outros aspectos relevantes.
Quando falamos em cursos ou eventos, por exemplo, não há como concebê-los sem saber o que é verdadeiramente relevante para os associados. Pesquisas de personas são bem-vindas neste contexto.
Organização e atendimento
Seus funcionários são a ponta da relação entre sindicato e associado, portanto, é conveniente treiná-los para prestar o melhor serviço possível. Além disso, tenha em mente que a própria organização interna do sindicato também é um fator chave para conferir credibilidade perante o filiado.
Gostou das dicas? Então coloque-as em prática agora mesmo! E se você está precisando de soluções em gestão sindical, acesse nosso site e saiba como podemos te ajudar.
Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.