A crise decorrente da pandemia está literalmente afastando as pessoas. Contudo, o avanço da tecnologia nos permite estar conectados, mesmo à distância. Neste artigo, vamos explicar como sua entidade do terceiro setor pode conquistar mais associados mesmo diante da crise. Confira abaixo nossas dicas:
Tenha um plano de comunicação
Primeiro de tudo, uma organização do terceiro setor precisa saber quem é a sua persona e como se comunicar de forma eficiente com ela. Por isso, é muito importante ter um plano de comunicação bem estruturado.
O plano de comunicação terá as ações bem definidas para que a organização consiga transmitir seus valores, suas metas e suas missões perante seu público.
Ofereça vantagens e benefícios palpáveis
Neste momento de crise e distanciamento social devido a pandemia, a entidade do terceiro setor precisa rever algumas de suas vantagens e benefícios. Isso porque muita coisa oferecida na sua entidade pode ser inútil para o associado neste momento.
Veja alguns exemplos de benefícios que podem estar desvalorizados neste momento:
- Salão para festa;
- Convênio com clubes de recreação;
- Desconto em academia;
- Viagens;
- Palestras e eventos;
- Etc.
Não estamos dizendo que esses benefícios devem ser descartados completamente. Pelo contrário, se você já possui na sua entidade, é possível mantê-los sem prejuízo aos associados e a entidade.
No entanto, como a prioridade das pessoas mudaram nesses últimos meses, é importante que você comunique vantagens que possam realmente ser utilizadas pelos associados. Veja alguns exemplos:
- Descontos em supermercados, farmácias, delivery, etc.;
- Convênio com hospitais ou plano de saúde;
- Cursos e palestras online;
- Convênio com plataformas de streaming e canais de TV;
- Entre outros.
Ou seja, sua entidade deve buscar novas parcerias que sejam benéficas e úteis nessa nova realidade do associado, bem como comunicar as novas vantagens com maior ênfase nas diversas plataformas de mídia.
Tenha visibilidade nas diversas plataformas de mídia
Outra dica importante para conquistar associados para sua entidade do terceiro setor é manter uma boa presença nas principais plataformas de mídia. Muitas vezes, a entidade possui site, redes sociais, blog, mas não faz uso com regularidade delas.
Dessa forma, é importante estar ativo nas principais plataformas digitais e utilizá-las como canal de comunicação com os associados e a sociedade. Quando você utiliza seus canais digitais de forma eficiente, sua entidade está aos poucos fortalecendo sua visibilidade.
Também é fundamental marcar presença nas mídias tradicionais, como rádio, TV e jornais. Isso fará sua entidade alcançar reconhecimento público e ser respeitada na sociedade pelas suas boas ações.
E, claro, quanto mais visibilidade sua entidade tiver, maior a chance de conquistar novos parceiros e associados.
Faça ações de remarketing
O remarketing significa promover ações para conquistar uma pessoa que já fez uso dos seus produtos ou serviços. Quando pensamos em entidade do terceiro setor, essa estratégia pode ser bastante eficaz na reconquista de associados.
Muitas vezes, a entidade tem uma lista enorme de pessoas que por algum tempo foram associadas e agora não fazem mais parte da entidade. E, talvez, reconquistar essas pessoas seja mais fácil do que tentar encontrar novos associados.
Afinal, essas pessoas já conhecem a estrutura da sua entidade, as pessoas que trabalham nela, as suas missões e seus objetivos na sociedade. Sua entidade provavelmente tem informações como nome, telefone, e-mail, área de trabalho, redes sociais e outras informações que podem ajudar numa reaproximação com este público.
Assim, com o remarketing, sua entidade reconquista associados e fortalece o caixa para enfrentar a crise.
Saiba mais!
Gostou destas dicas? Conheça a MHAIS e saiba como podemos ajudá-lo a estruturar seu plano de comunicação e promover ações assertivas para a conquista de associados para a sua entidade do terceiro setor.