Um dirigente sindical precisa ter clareza na hora de transmitir suas ideias e debater os assuntos em pauta. Saber se comunicar bem em público dá credibilidade à sua figura e garante que a mensagem seja bem recebida.

Muitos pensam que para falar bem em público é preciso nascer com o dom da oratória, mas a realidade é que para ser um bom comunicador basta apenas treinar. Pensando nisso, separamos as principais técnicas para ajudar os sindicalistas a se comunicarem melhor em público.

6 técnicas de comunicação para sindicalistas

1. Exercícios de respiração

Os exercícios de respiração ajustam os níveis de ar que passarão pelas cordas vocais, permitindo maior controle de intensidade e fôlego em sua fala. É importante considerar a respiração intercostal ao fazer os exercícios, enchendo de ar não somente os pulmões, mas expandindo também as costelas e o diafragma. Conte tempos iguais para cada inspiração e expiração, soltando o ar ao som da letra S.

2. Exercícios de aquecimento vocal

Fazer exercícios de aquecimento vocal deixará sua voz pronta para discursos intensos. Eles irão proteger suas cordas vocais de possíveis danos pelo uso excessivo e ainda ajudarão na projeção da sua voz, melhorando aspectos como ressonância e entonação. É possível encontrar vídeos na internet que ensinam aquecimentos vocais para iniciantes.

3. Traga anotações breves

Transcrever todo o discurso pode atrapalhar na hora de encontrar um assunto específico, por isso o ideal é fazer fichas com as palavras-chave que ajudarão a lembrar de cada tópico do seu discurso.

Você pode também levar um auxilio visual, como uma apresentação de slides, mas lembre-se de que esse recurso também precisa ser objetivo e limpo, para não cansar o público.

4. Fique atento aos possíveis vícios de linguagem

Palavras como “tipo”, “né” e “daí” são vícios comuns utilizados na linguagem cotidiana, mas não devem ser levados ao discurso, pois podem desviar a atenção dos ouvintes e tirar a credibilidade do orador.

Pratique e grave seu discurso algumas vezes para perceber se está exagerando no uso das palavras citadas como vícios de linguagem e limpe sua fala o máximo possível antes de levá-la a público.

5. Encontre o tom de voz ideal

Entenda o espaço e a quantidade de pessoas presentes na assembleia, para que o tom de voz utilizado seja ajustado às condições presentes. Cuidado para não falar baixo ou alto demais. É importante treinar para encontrar o tom ideal para cada situação.

6. Utiliza a linguagem corporal a seu favor

Seu corpo pode comunicar tanto quanto sua voz, por isso é importante manter uma postura confiante e segura.

Manter o corpo ereto e o olhar focado em seu público ajuda a passar a mensagem com credibilidade, mostrando que o orador sabe do que fala.

Colocar as mãos nos bolsos, andar constantemente de um lado para o outro ou fazer movimentos repetitivos não é recomendado, pois demonstra ansiedade e tira o foco do ouvinte.

Gostou das técnicas apresentadas? Acesse o nosso site e confira mais textos relacionados a este e outros assuntos.