Estar presente nas redes sociais é, hoje, uma condição indispensável para o sindicato que busca se projetar, bem como garantir visibilidade aos seus produtos e serviços. Mais que isso, na verdade, esses espaços possibilitam que a organização melhore o seu relacionamento com os seus públicos de interesse, fidelizando-os.
Mas, e então, o seu sindicato tem conta, página ou perfil nas redes sociais? Se respondeu que não, acompanhe a leitura e conheça 5 motivos que vão te fazer mudar de ideia!
1. Maior visibilidade de sua marca, produtos e serviços
As redes sociais, como Youtube, Facebook e Instagram, possuem, juntas, mais de 4 bilhões de usuários ativos. Sabe o que isso significa? Que o seu negócio pode obter um alcance mundial, se assim for do seu interesse e desde que exista um planejamento de marketing orientado para o alcance desse objetivo.
Vale dizer que quanto uma entidade é vista, mais ela é lembrada, incorporando-se, assim, ao imaginário da sociedade. Vide a Coca Cola, que hoje tem um alcance mundial, devido a sua sólida e competente estratégia de marketing, tanto offline como online.
2. Aumenta as vendas
A maioria dos sindicatos hoje, comercializa produtos para garantir a sua sobrevivência e crescimento, como cursos de qualificação voltados para os filiados. Nesse sentido, estar presente nas redes sociais pode aumentar as vendas e fazer assim, com que a entidade tenha mais capital para investir em sua melhoria.
3. Melhora a divulgação dos seus serviços
Além de possuir cursos, entre outros produtos, a maioria dos sindicatos presta serviços gratuitos aos seus filiados, como assistência jurídica, psicológica, odontológica e médica, por exemplo, mas que se não forem divulgados não são usados, porque muitos filiados desconhecem a existência deles.
Nesse sentido, as redes sociais podem ajudar a divulgar esses serviços, de maneira que o sindicato seja bem-visto pelos seus filiados, o que é de extrema importância para melhorar a sua credibilidade.
4. Melhora o relacionamento com os filiados
As redes sociais não são apenas um espaço onde as marcas divulgam seus serviços e produtos, bem como ideias, campanhas e notícias, mas também um local que pode funcionar como um serviço de atendimento ao consumidor, no caso, aos filiados e a outros interessados.
Portanto, você pode utilizar as redes sociais para tirar as dúvidas dos filiados e, assim, melhorar o relacionamento com eles.
5. Maior transparência
As pessoas em geral, incluindo os filiados, costumam acessar as redes sociais. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, foi constatado que o brasileiro gasta em média 9 horas por dia navegando nesse ambiente.
Portanto, vale a pena utilizar as redes sociais para deixar o seu público informado a respeito do que acontece no sindicato, como decisões tomadas, medidas criadas, ou contratos realizados, por exemplo. Assim, você garante maior transparência e conquista mais os filiados, que veem na sua entidade uma organização séria e comprometida com a democratização do acesso à informação.
E então, depois de ler este artigo, vai ou não vai se render às redes sociais? É uma decisão que pode garantir que o seu sindicato se modernize ainda mais.
Se precisar de ajuda nesse sentido, não deixe de entrar em contato conosco. Combinado?
Fonte: G1