Ter um site responsivo é essencial para qualquer empresa que quer ser encontrada na internet. Conforme os dados da PNAD Contínua TIC, de 2018, divulgados pelo IBGE, cerca de 98% dos brasileiros utilizam o celular para acessar a internet.

Mas não se engane! Embora a porcentagem da população que acessa a internet em outros dispositivos seja muito menor, ela também tem grande relevância. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação, aproximadamente 50% dos brasileiros ainda usa o computador para acessar a internet; e 12%, acessa os conteúdos pelo tablet.

Por isso, é importante que o seu site esteja preparado para proporcionar a melhor experiência ao seu cliente, independente de onde ele o acesse. Mas os benefícios de ter um site responsivo vão muito além do seu alcance. Confira a seguir!

3 benefícios que um site responsivo pode trazer para sua empresa

1. Melhora o ranqueamento nos mecanismos de busca

O principais mecanismos de busca (Google, Yahoo e Bing) consideram a adaptação de um site a diferentes resoluções de tela um dos principais critérios de ranqueamento. Desde 2018, por exemplo, o Google passou a dar prioridade aos sites responsivos. Essa nova forma de indexação, conhecida como Mobile First Index, tem como objetivo melhorar a experiência do cliente. A partir dessa técnica, os desenvolvedores criam primeiro um site projetado para telas menores para depois trabalhar em versões com maior resolução. Entretanto, se o site da sua empresa não atender a esses requisitos, os buscadores podem rebaixar o seu ranqueamento, prejudicando o rendimento da sua empresa.

2. Eleva o número de vendas

Segundo o SPC Brasil, cerca de 74% dos brasileiros usam o seu smartphone para fazer compras na internet. Além disso, a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revelou que 86% dos consumidores com acesso a internet realizaram pelo menos uma compra online em 2019; sendo que 67% a realizaram por meio do celular. Como a expectativa é que o número de compras pela internet em dispositivos móveis continue aumentando, ter um site responsivo é essencial para elevar as vendas e o rendimento da sua empresa.

3. Diminui a taxa de rejeição

Outro problema que pode ser amenizado com o desenvolvimento de um site responsivo é a taxa rejeição. Quando muitos usuários acessam o seu site e logo em seguida saem da página, sem fazer nenhuma interação, os motores de busca entendem que o conteúdo não é relevante e rebaixam o seu ranqueamento.

Mas qual é a relação entre o site responsivo e a taxa de rejeição?

Via de regra, os sites responsivos são mais leves e carregam mais rápido. Com base nos dados da Kissmetrics, quando uma página demora mais do que 4 segundos para carregar, cerca de 25% dos visitantes desistem de o acessar. Além disso, conforme o SPC Brasil, as chances de o usuários rejeitar a sua página aumenta em 61% caso ela apresente imagens ou textos distorcidos.

Por isso, uma das recomendações do Google é que as páginas de um dispositivo móvel carregue em menos de 1 segundo e complete o carregamento em até 2 segundos.

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