Quando falamos em Marketing de Conteúdo precisamos entender qual o conceito dele e o porquê dessa estratégia ser tão importante para melhorar o engajamento.

Ao estudar o Marketing Digital, nos deparamos com a metodologia chamada ‘Inbound Marketing’ que se resume no conjunto de estratégias para atrair e converter clientes. Dentro do Inbound Marketing existem três princípios: atrair, converter e encantar.

Em cada fase da metodologia Inbound existem estratégias para atingir os objetivos traçados dentro de cada pilar. O Marketing de Conteúdo entra justamente no primeiro princípio, ou seja, na fase de atração. Através da entrega de bons conteúdos que é possível atrair os clientes e inseri-los dentro do funil que irá resultar no encantamento e conversão de clientes.

Então, como usar o MARKETING DE CONTEÚDO para melhorar o engajamento?

A estratégia do Marketing de Conteúdo deve ser focada em interagir diretamente com o público-alvo, a fim de atrair e ampliar a rede de clientes.

A entrega de conteúdo para o público-alvo tem mudado de tempos pra cá, isso porque há algum tempo recebíamos as mensagens sobre novos produtos e serviços por meios de comunicação como: televisão, rádio e revistas. Contudo, a tecnologia tem avançado rapidamente e isso trouxe novas opções de canais em que podemos consumir conteúdo.

Atualmente, é possível receber mensagens sobre novos produtos e serviços pelos aplicativos dos smartphones, Youtube, Facebook, E-mail Marketing, Podcast, entre outros. Com tantos canais disponíveis, a estratégia do Marketing de Conteúdo se torna cada vez mais desafiadora, pois o público escolhe o que quer consumir, o que quer ver e o que quer ouvir.

Quem atua na área de comunicação deve entender o comportamento do público, traçar o perfil das personas – personagens fictícios criados como representação de usuários, entender o estilo de vida dos usuários e as preferências. Colhendo as informações necessárias, é hora de realizar o planejamento de como “chegar” até aquele público.

Produção de conteúdo

Um bom conteúdo deve ser produzido com intuito de agradar as personas e oferecer a solução para a “dor” que elas enfrentam. A partir daí, o Marketing de Conteúdo entra em ação, sempre alimentando os usuários e oferecendo a “solução perfeita”.

Um bom ponto a considerar nessa fase é não focar nas vendas, mas trazer benefício para quem consome aquele conteúdo, sendo assim uma forma de resolver um problema, responder a uma pergunta ou mesmo ensinar algo. A venda é consequência desse ciclo.

Meios de divulgação do conteúdo

Conheça as principais formas de fornecer conteúdo de qualidade aos usuários:

• E-books – um canal que está em alta são os e-books, ou seja, livros digitais que trazem conteúdo sobre determinado assunto;

• E-mail marketing – maneira eficaz de manter contato e relacionamento com os clientes. Com e-mail marketing você consegue entregar uma mensagem com tom pessoal para os usuários;

• Blogs – é possível criar blogs sobre determinados temas e entregar conteúdos em forma de: imagens, vídeos, gráficos, entre outros;

Portanto, o Marketing de Conteúdo é essencial para melhorar o engajamento das mídias sociais e conquistar mais clientes, e, consequentemente, desenvolver mais relacionamentos com usuários.

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