Construir e administrar um site é uma tarefa que exige paciência e aprimoramento constante. Do design ao conteúdo, cada detalhe do site é importante quando se trata de atrair o público de forma mais intensa. Facilitar a pesquisa de tópicos dentro do próprio site é se mostrar preocupado com a organização do conteúdo e com a qualidade de acesso do leitor.
A primeira dica parece óbvia, mas é fundamental: deixe o campo de busca bem visível. Um dos princípios fundamentais do design é a Gestalt, que têm como base a pregnância : uma forma deve apresentar clareza e deve ser fácil de ser reconhecida. Uma silhueta de lupa, por exemplo, tem seu significado quase que instantaneamente associada a “investigação” ou “pesquisa”. Deixar as funções de cada setor do site explícitas é o primeiro passo para otimizar buscas.
O que mais eu posso fazer?
Planeje bem as palavras-chave e tags que serão usadas para classificar: algumas mais genéricas, que certamente vêm à cabeça quando se fala daquele assunto, mas não se esqueça de empregar palavras específicas. Se achar necessário, consulte uma ferramenta de análise de SEO; ela fornecerá ideias adequadas para esse quesito. Estruturar bem as postagens auxilia o usuário a encontrar o tópico que deseja, seja alguém que nunca acessou seu site ou um visitante comum.
Busque separar bem as abas de assuntos no menu a fim de otimizar a pesquisa. A semelhança é outra das leis da Gestalt e explica que o cérebro costuma agrupar objetos que possuem características em comum. Para que o receptor identifique a função dos ícones e links numa página, faça com que esses elementos sigam uma lógica no seu conjunto, usando a mesma tipografia e estilo de ilustração, por exemplo.
Primeiro acesso
Se uma pessoa acessa seu site pela primeira vez, ela conseguirá não se perder? O princípio da semelhança, citado anteriormente, também justifica a próxima sugestão: trabalhar com cores oferece outro método de catalogar os temas que também é bastante efetivo. Alie títulos intuitivos a cores que combinem entre si, de forma a passar a mensagem certa. Pense sempre nos novos leitores.
Ainda que você forneça diversas opções, uma área central de ajuda vai suprir outras demandas que não foram atendidas anteriormente. Caso um usuário não encontre o que precisa na ferramenta tradicional de busca, uma página de nome “Como posso ajudar?”, ou algo nesse sentido, será um bônus para otimizar o acesso. Nessa página, disponha de respostas a perguntas frequentes e outros recursos, como um e-mail ou telefone para contato.
Feedback
Por fim, considere oferecer a opção de deixar um feedback. Construir relatórios a partir da opinião direta e quem consome um produto seu é uma maneira legítima de saber como melhorar. Proporcionar uma melhor experiência , seja na busca ou em qualquer área da interface, torna-se muito mais fácil quando se tem noção do que está funcionando ou não. Acima de tudo, confie naqueles que utilizam seu site.
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