O uso de ferramentas modernas pode ser um diferencial para o seu sindicato. Com mais da metade da população brasileira acessando a internet por algum dispositivo móvel, como os smartphones, deve-se pensar nas melhores estratégias. Entender como criar campanhas de SMS marketing de sucesso para seu sindicato é uma delas.

Isso porque são poucas organizações do terceiro setor que apostam nessa ferramenta, o que amplia suas possibilidades em relação a sua área – como a inovação. Quer saber os métodos para que isso funcione na prática? Então veja como criar campanhas de SMS marketing de sucesso para seu sindicato em 5 passos – adotando essa divulgação agora mesmo.

Identifique o público

O público do terceiro setor é, muitas vezes, heterogêneo. Ou seja: o seu sindicato precisa identificar quais são as características sociodemográficas dos associados, com um perfil médio – conhecido no marketing como persona – para direcionar a mensagem mais uniforme possível.

Em outras palavras, é preciso entender qual será a principal fatia do público a ser atingida. Determinadas campanhas de SMS marketing dividem esse perfil, criando diversos disparos de mensagem. Fica a critério de uma estratégia bem definida.

Pesquise as melhores ferramentas de SMS marketing

O próximo passo de como criar campanhas de SMS marketing bem-sucedidas é a ferramenta de disparo. Esta etapa faz toda a diferença: há softwares e aplicativos com muitas limitações, principalmente aqueles com um preço consideravelmente abaixo dos demais.

É preciso definir a ferramenta que traga todos os dados de envio, se o SMS chegou ao destino, que dê autonomia para que seu sindicato crie as campanhas da forma que deseja, entre outras características. Com um ótimo software/aplicativo, tudo se torna mais fácil.

3. Seja curto e direto

Passamos, nesse ponto, ao envio do SMS marketing. Como é uma ação promocional do seu sindicato, crie uma campanha que contenha mensagens curtas e diretas – principalmente nas primeiras experiências.

Isso amplia a possibilidade de resposta ou, por exemplo, de inscrição em algum evento ou algo do gênero que a sua organização promova. Lembre-se: uma comunicação pessoal é indispensável para que a pessoa interaja com o seu SMS marketing.

Faça testes

Possibilite que o público entenda a urgência ou relevância dos seus disparos de mensagens; amplie as possibilidades em diferentes eventos, mudando a forma de abordagem; e busque o feedback com os próprios associados.

Como citado anteriormente, o terceiro setor pode ter diferentes perfis, o que deve gerar uma série de testes para encontrar um modelo ideal. Consequentemente, isso também ajuda em outras atuações do marketing do sindicato, como o comportamento nas redes sociais.

Conte com ajuda especializada

O último passo é contar com empresas especializadas em marketing e comunicação para o terceiro setor. Isso diminui o tempo dos resultados, aumenta a captação de leads (associados que ainda não fazem parte do banco de dados), entre outros.

Se o sindicato busca saber, na prática e de maneira assertiva, como criar campanhas de SMS marketing de sucesso para a entidade, precisa ter ao menos no início um acompanhamento profissional – e, futuramente, assumindo a autonomia das campanhas.

Quer saber mais sobre o assunto e outras ações de marketing? Conheça a MHAIS e saiba como podemos te ajudar.