O imediatismo e a impaciência são características marcantes do internauta ao utilizar os motores de busca para obter informações. Por isso, estar bem posicionado no Google define o nível de visibilidade que o site da sua organização terá no espaço virtual.

A disputa para aparecer na primeira página das palavras-chave mais relevantes exige estratégias de marketing digital cada vez mais pontuais e sofisticadas. No entanto, os benefícios de ocupar uma posição que esteja tão perto do topo quanto possível fazem a diferença para construir a sua autoridade na internet.

Confira, a seguir, algumas boas razões para buscar uma posição privilegiada no ranqueamento do Google e saiba quais fatores interferem no ranqueamento da sua organização. Acompanhe!

Quanto mais perto do topo, maior a taxa de cliques

Não é por acaso que o primeiro lugar dos resultados de busca é um espaço extremamente desejado e disputado.

Segundo a AOL, o primeiro resultado recebe em torno de 47% de todos os cliques. Assim, a melhor página ranqueada alcança, sozinha, a incrível marca de quase metade de todos os acessos.

O percentual restante é dividido entre o segundo e o terceiro melhor resultado, que ficam, respectivamente, com 15% e 9% das visitas. Os demais disputam os percentuais excedentes, respeitando o privilégio da proximidade do topo.

Nessa dinâmica, uma pequena taxa dos usuários vai além da primeira página: menos de 5% dos cliques são direcionados para os resultados de busca da página seguinte.

Publicidade paga ajuda, mas precisa de estratégias complementares

Ainda que os anúncios pagos sejam uma estratégia interessante para ficar perto do topo e aparecer apenas na hora certa para um potencial cliente, o usuário do Google tende a confiar mais em resultados orgânicos.

Dessa maneira, investir em publicidade não isenta a sua organização de buscar por outras estratégias, como oferecer conteúdo de qualidade e apostar nas ferramentas e técnicas de SEO para ficar cada vez mais visível nos resultados.

Combinar diferentes táticas, com foco orgânico e pago, é a melhor aposta do marketing digital para alcançar uma posição consistente e mantê-la em longo prazo. Além disso, com um número cada vez maior de conteúdo disponível, buscando por espaço nos motores de busca, o planejamento deve ser pensado de forma contínua.

Maior visibilidade significa mais oportunidades

Estar bem posicionado no Google significa obter não apenas mais visibilidade, mas aumentar as chances de construir um público de qualidade para todo o conteúdo publicado em seu espaço online.

As boas práticas de Inbound Marketing apontam que quanto mais próxima a sua organização estiver de um potencial comprador durante as etapas da jornada de compra, maiores serão as chances de que ela vá ganhar a preferência no momento em que a compra ou contratação for fechada.

Reconhecer a importância de um bom posicionamento no Google anda em conjunto com a compreensão de outros conceitos que são estreitamente relacionados entre si. 

Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.