Atualmente tudo está online, informações bancárias, dados pessoais e até sua localização, por isso a segurança online e a importância de uma empresa ter o site seguro é muito debatida.
A população em geral se preocupa cada vez mais com a segurança dos seus dados enquanto navegam pela internet, é o que mostra a pesquisa Global Identity and Fraud Report 2019 da Experian, em que 74% dos consumidores veem a segurança como prioridade na sua experiência online, seguido por conveniência, sendo que no Brasil o percentual é de 84%, 10 pontos acima da média global.
Por isso, é correto afirmar que a maioria dos usuários nem sequer entra na página se não for um site seguro, já que basta um movimento do mouse para que seus dados e senhas fiquem expostos a pessoas e organizações com intenções dúbias.
O porquê de investir em um site seguro.
É normal ouvirmos a opinião de profissionais na área de TI sobre a importância da segurança dos dados e principalmente salientando que você deve investir na construção de um site seguro.
Também é comum que não fique totalmente claro, principalmente para quem não é da área de tecnologia, como aplicar essas medidas e quais as consequências reais de não ter um site seguro.
A primeira questão que você deve considerar é que qualquer site, como um blog, e-commerce ou corporativo, pode sofrer algum ataque. Estes ataques virtuais colocam em risco as informações dos usuários e do próprio domínio.
Outro fator muito importante é que os buscadores, em especial o Google, na hora de classificar a relevância de uma informação para o seu usuário, considera como um dos fatores se veio de um site seguro.
Se não for tomado os devidos cuidados para garantir que se projeto tenha um site seguro, você abre brechas que podem ser encontradas e usadas por pessoas mal-intencionadas, alguns exemplos de fatores simples, que podem facilitar ataques cibernéticos, são:
- Falhas durante o processo de criação, configuração ou implementação;
- Desatualização das plataformas;
- Plugins, templates ou extensões vulneráveis.
Logo, é muito importante investir em segurança e isso envolve contratar profissionais competentes para a criação do seu site, ter cuidados recorrentes de prevenção e investir na análise para correções de possíveis erros.
Como ter site seguro?
Ter site um site seguro depende de muitos fatores. Existem varias formas de garantir a segurança como monitoramento para remoção de malwares, proteção antivírus, e a criptografia com certificação SSL.
O cuidado começa na busca pela empresa que cuidará do projeto, além do fator custo/ benefício, você deve procurar empresas experientes e sólidas.
É importante também dar atenção ao gerenciamento do site, trocando senhas com frequência e evitando dar acessos de administração desnecessários.
Também é importante investir em sistemas de análise de segurança e correções de erros, com verificações manuais e automáticas para fortalecer a segurança do seu site.
Certificações e protocolos.
Para garantir que a troca de informações do seu site seja segura é importante contar com criptografia, um site com dados encriptados é facilmente reconhecido pelo usuário, pois possui o símbolo de cadeado verde ao lado do endereço, além de ter a sigla HTTPS.
O HTTP é o protocolo básico para transferência de informações na internet. Ele garante criptografia, porém quando acrescido do “s”, o usuário terá certeza de que todos os dados transferidos são encriptados.
A certificação SSL (Secure Sockets Layer), é a tecnologia que permitirá que a comunicação do seu site seja criptografada, e isso ajuda a reduzir o risco de captura de dados confidenciais.
Para adquirir um dos vários tipos certificação SSL, você pode comprar diretamente na empresa de registro de domínio ou com o provedor da hospedagem do seu site.
5 medidas extras de segurança.
Para garantir um site seguro, e que não tenha vulnerabilidades e erros além do cuidado com a criação e comunicação é preciso algumas medidas preventivas.
Faça backups periodicamente.
Se seu site for atacado, se você atualizar e algo der errado ou simplesmente o endereço para de funcionar corretamente, caso você não esteja devidamente prevenido perderá tudo.
Para que não precise recomeçar do zero, a melhor medida é realizar backups regulares.
Teste seu site.
Uma maneira muito eficiente de verificar possíveis vulnerabilidades e garantir um site seguro, são os testes.
Em alguns destes sistemas de testes você ainda ganha um selo atestando que passa por testes de segurança regulamente, é uma espécie de auditoria que localiza possíveis brechas.
Este serviço também pode ser feita manualmente por profissionais, que simulam os ataques para encontrar as possíveis vulnerabilidades.
Atualização dos sistemas.
A tecnologia avança com muita rapidez, e com ela o conhecimento de hackers também, por isso é importante manter as proteções, como firewall, a certificação SSL, entre outras, sempre atualizadas.
Escolha uma boa hospedagem.
Para garantir um site seguro um dos primeiros passos é escolher um bom servidor para hospedagem, existe uma abundância de serviços desse tipo a disposição atualmente, então considere alguns fatores:
- Pesquise a idoneidade da empresa;
- Avalie os serviços oferecidos;
- Verifique os feedbacks de clientes da empresa;
- Opte por uma que tenha suporte em português.
Utilize detector de malware.
Programas para a detecção de malware são muito importantes para ter um site seguro, eles analisam constantemente e avisam caso encontre algo suspeito.
Destaque-se com um site seguro.
Garantir um site seguro é um dos pilares de qualquer empreendimento na internet, o aumento das ameaças virtuais e consequentemente o crescimento na desconfiança dos usuários são apenas alguns dos motivos.
Infelizmente a importância de um site seguro é muito negligenciada, principalmente entre as empresas de médio e pequeno porte, por isso aqueles que se atentam a isso se destacam entre os concorrentes.
Além disso, são várias as vantagens para o negócio que possui um site seguro, como estas:
- Aumento da confiança do consumidor no seu produto ou serviços
- Minimiza a possibilidade de fraudes e problemas legais
- Vantagem no posicionamento em buscadores, como o Google, em comparação com sites menos seguros ou sem certificação.
Para manter seu site seguro o ideal é ter cuidado constante com todos os fatores que garantem a proteção, mesmo com todos os serviços de prevenção, é preciso trabalhar e dar atenção à melhoria da estrutura do seu site.
Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.