Entidades do Terceiro Setor, como ONGs, sindicatos, clubes e associações sem fins lucrativos mantêm sua atuação com o apoio de doações, bem como da atividade de seus membros. Neste contexto, ter presença digital é fundamental. Neste texto você vai entender quais redes sociais a sua entidade deve utilizar e por quê. Acompanhe conosco.
Redes sociais para entidades do terceiro setor
Para uma entidade do terceiro setor, obter o apoio do público é fundamental por várias razões:
- Obter apoio financeiro;
- Conseguir angariar o trabalho de voluntários;
- Conquistar o engajamento do público-alvo da entidade;
- Proporcionar boa reputação à entidade na opinião pública;
- Chamar a atenção da imprensa para divulgação espontânea.
Este apoio pode ser conquistado também por meio de uma boa estratégia de redes sociais. As mais utilizadas pelo público são o Facebook, o Instagram, o Twitter e o LinkedIn.
Contudo, entidades buscam conquistar públicos distintos. Como as mídias sociais também têm características diferentes, cada plataforma pode atender melhor aos interesses das entidades de acordo com sua linha de atuação. Vamos explicar nos itens a seguir as potencialidades de cada rede:
Ter uma fanpage no Facebook é indispensável para sua entidade. Aqui, a sua empresa pode tomar uma postura séria, mas que valorize a interação direta com o público por meio de reações, comentários e compartilhamentos.
A grande variedade de informações que podem ser publicadas (fotos, vídeos, textos, endereço, telefone, bio e outros dados) fazem do Facebook uma espécie de banco de dados público da entidade que pode ajudar os usuários a conhecer melhor o trabalho realizado.
Utilize o chat do Facebook para se comunicar diretamente com o público. Utilize a rede para a publicação de informações oficiais e invista em posts patrocinados para ampliar seu alcance.
É altamente recomendável que sua entidade tenha uma conta no Instagram, especialmente se as ações da organização renderem boas imagens. Baseada em audiovisual, use o Instagram para gerar engajamento a partir de fotos e vídeos de alta qualidade, que chamem a atenção do público.
O recurso IGTV também permite transmissões ao vivo e vídeos que podem muito bem ser aproveitados por sua entidade. De linguagem mais leve, permite o uso de memes e outros recursos bem humorados para captar o público.
O microblog Twitter é muito simples e de rápido uso. Com posts que podem ter até 280 caracteres, a sua entidade pode utilizá-lo para transmitir informações breves e instantâneas, redirecionar o público para conteúdos completos ou dar notícias sobre a entidade em primeira mão.
Utilize-o para cobertura de eventos em tempo real ou para promover interação rápida com o público, utilizando #hashtags para facilitar a busca dos usuários por informações.
De caráter corporativo, o LinkedIn pode ser a rede social da entidade voltada à imprensa, à sociedade civil organizada e à gestão de reputação da organização.
Com uma linguagem mais séria, pode ser usada para obter visibilidade na mídia ou angariar mais apoio de grandes doadores. Utilize-o também para recrutar profissionais para atuar na entidade.