O termo “redes sociais” hoje é sinônimo de aplicativos e mídias digitais. Ligadas diretamente ao compartilhamento de fotos, vídeos e textos, as redes sociais representam um mercado em ampla expansão e solidificação no que se refere à comércio online.

Já ouviu a passagem da música que diz “todo artista precisa ir aonde o povo está”? É basicamente o que as empresas precisam fazer atualmente: marcar presença nas redes sociais, uma vez que praticamente todos os seus clientes estão lá. Porém, a abordagem precisa ser diferente e muito mais articulada. Além disso, o resultado de uma empresa bem posicionada no Instagram, por exemplo, vai muito além de likes.

PRINCIPAIS IMPACTOS POSITIVOS NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA SUA EMPRESA

No marketing digital, existem alguns estágios que delimitam a presença do cliente e a relação dele com a sua marca. As redes sociais são uma ótima pedida para suprir necessidade de alguns estágios, levando sempre em conta o planejamento comunicacional de sua empresa.

Quer mais compradores? Mais visitas em seu site? Reconhecimento de sua marca? Quer conseguir mais clientes? Todos os itens anteriores podem ser alcançados com uma boa estratégia e execução. Estar online e divulgar seu trabalho deixou de ser um complemento para ser quase uma obrigação.

Além da exposição constante de seus serviços, as plataformas digitais possibilitam um contato direto com clientes e futuros compradores. Ouvir o que eles dizem sobre seu produto ou marca e poder respondê-los sempre que possível é um ponto positivo, pois influencia diretamente na relação consumidor/produto. A sensação de aproximação e familiaridade garantem boas impressões.

CONTEÚDO DIRECIONADO PARA CADA REDE

É importante estar atento à especificidade de cada rede. Cada mídia possui sua própria lógica e formato, o que implica em uma abordagem e linguagem diferente. Por exemplo: o Instagram é voltado para compartilhamento de fotos e vídeos. Logo, é necessário utilizar mais conteúdos voltados para o audiovisual. O importante é sempre priorizar a divulgação de sua mensagem ou produto de uma forma que mantenha a identidade da marca.

Dessa maneira, é ideal a contratação de um profissional de comunicação que saiba transitar entre as diversas plataformas. As ferramentas são de fácil manipulação, mas a criação e implementação de um planejamento efetivo só pode ser garantido por alguém com conhecimentos sólidos sobre marketing digital e produção de conteúdo para redes sociais.

IMPORTÂNCIA DA PERIODICIDADE

Um bom planejamento leva tempo para obter resultados. Não adianta desejar uma resposta instantânea por parte do público, se não houve paciência. O segredo para a solidificação de uma marca em uma rede social está em um cronograma estratégico e periodicidade de publicações.

Para ser visto, é necessário estar presente. Dessa maneira, a melhor ação é investir em periodicidade, sempre observando o planejamento comunicacional e os objetivos a serem atingidos. Tem produtos suficientes para publicação de três em três dias? Há informações que possam ser compartilhadas diariamente? O ideal é publicar toda semana, pelo menos uma vez.

Assim, a medida que o cronograma é estabelecido e as publicações vão sendo feitas, é possível acompanhar o resultado com o público alvo. É imprescindível consultar o relatório produzido a partir dos dados das redes sociais, para identificar pontos de melhora e onde está o acerto.

Entre em contato com a gente e saiba mais!