Ter um produto ou serviço de excelência muitas vezes não quer dizer que o sucesso será garantido. Para que as vendas aumentem, é preciso estar onde o cliente está, se fazer notado. Hoje os consumidores estão na internet, mais precisamente trocando mensagens por meio das redes sociais. Contudo, para cada plataforma uma linguagem diferente, que pode ser formal ou informal.

Definir o público-alvo, traçar o perfil de cada um deles e entender as suas necessidades são pontos essenciais para melhorar a comunicação. No entanto, se não tiver o cuidado de definir a linguagem mais adequada para conversar com o cliente, as chances de crescimento são muito pequenas. Portanto, é necessário estar atento.

Facebook

O Brasil está na terceira colocação em relação à quantidade de pessoas que usam a plataforma. Um campo vasto e muito aberto para explorar em marketing e estar próximo dos clientes. Aos poucos ele está deixando de ser uma rede social de público jovem e cada vez mais atendendo às demandas de um público mais velho.

Assim, o interessante é pensar eu uma linguagem que esteja mais próxima do formal do que do informal. Sem muitas expressões coloquiais e gírias populares, porém, também sem ser estático e polido gramaticalmente. O interessante está em produzir uma escrita madura, fácil de compreender.

Instagram

A rede social do momento recebe uma intensa movimentação de usuários todos os dias, que em grande maioria é jovem. Nesta plataforma, o melhor está em investir em textos que tenham uma linguagem mais informal, coloquial. Como os focos do Instagram estão nas fotos e nos vídeos, o texto tem mais a função de dar base ao que está sendo visto.

Portanto, aproveite todas as oportunidades de criar comunicação com o público, da maneira como eles se sentem à vontade. Neste ambiente, é necessário ter uma cara, uma persona. Contudo, o foco tem que estar no consumidor (ou no possível consumidor), na maneira como ele fala e entende.

LinkedIn

Aqui o papo é sempre formal, afinal, o LinkedIn é uma plataforma social voltada para o trabalho e negócios. O seu objetivo está em criar pontes que liguem as empresas aos profissionais mais gabaritados para estar nelas, oferecendo oportunidades. Logo, o ideal é que toda a comunicação seja realizada, respeitando a linguagem formal.

YouTube

Quando a gente puxa na memória a lista de canais de youtubbers chegamos à conclusão de que eles sempre utilizam a linguagem informal. O que está correto em partes. Nesta plataforma, a comunicação oral é a chave de toda interação, sendo necessário manter a atenção do público durante todo o tempo dos vídeos.

Contudo, o que não se pode confundir é que ser descontraído nem sempre tem a ver com informalidade. É possível ser descontraído e mesmo assim manter a formalidade na maneira de se expressar. O que vai determinar isso é a finalidade do canal, com que público ele se comunica.

Conheça mais sobre a Mhais e como podemos fazer a sua empresa decolar. Estamos focados em aprimorar a comunicação e o marketing, a fim de atingir cada vez mais clientes. Entre em contato!