Estar presente ou engajar-se nas redes sociais digitais, como Facebook e Instagram, por exemplo, hoje, tornou-se fundamental para a ONG (Organização Não Governamental) que busca, de modo geral, melhorar os seus resultados e, assim, alcançar os seus objetivos.

Se a sua ONG ainda não se faz presente nas redes sociais, continue a leitura e veja, a seguir, alguns motivos que vão fazer você mudar de ideia rapidamente.

É um ótimo espaço para a captação de recursos

É fato que a captação de recursos, apoio ou ajuda se coloca como um dos principais desafios para uma ONG.

Mais que isso, na verdade, essa atividade é central para uma ONG, uma vez que é a partir dela que esta funciona adequadamente, cumprindo assim a missão para a qual foi criada. Afinal, ela só poderá funcionar com eficiência e produtividade caso disponha de recursos financeiros o suficiente para investir constantemente em sua melhoria ou na melhoria dos seus processos.

Nesse sentido, podemos dizer que as redes sociais podem auxiliá-la no processo de captação de recursos, apoio ou ajuda, uma vez que permitem a realização de campanhas, bem como a divulgação de ideias. Além disso, possibilitam que a instituição deixe seu site, contato telefônico e e-mail para que as pessoas interessadas possam procurá-la e, dessa maneira, efetivar a sua ajuda,

Pode fortalecer a relação com os associados ou com quem ajuda

As redes sociais não só permitem que capte recursos, apoio ou ajuda, mas também auxilia a sua ONG a estabelecer uma comunicação mais eficiente com os seus públicos, a exemplo de associados ou quem ajuda e a sociedade, de modo geral.

Elas também se constituem como um espaço importante para a divulgação de informações que interessam aos seus públicos, como, por exemplo, material acerca das atividades da ONG no dia a dia, como oficinas realizadas, cursos ministrados; o número de pessoas que já foram beneficiadas pelas ações da instituição etc.

De modo geral, podemos dizer que as redes sociais se colocam como espaços fundamentais para que a sua instituição se torne mais transparente e, assim, fortaleça o seu relacionamento com os seus públicos.

Melhor encontrabilidade e aumento da visibilidade de sua ONG

Como dizem os especialistas, pesquisar sobre a instituição se tornou um dos primeiros passos adotados pelas pessoas em geral antes de estabelecer qualquer que seja a relação com ela.

Com outras palavras, antes de tentar ajudar a uma ONG ou comprar um produto ou serviço, o consumidor moderno pesquisa tudo quanto pode sobre a instituição, com o objetivo de tomar uma decisão consciente e consistente. Quando ele não encontra muita informação sobre a instituição, tende a não dar credibilidade a ela.Dessa maneira, a instituição ou a ONG que tem perfil nas redes sociais pode não só tornar viável esse processo, mas também aumentar a sua visibilidade.

Como podemos ver, a ONG que se engaja nas redes sociais, tendo perfil nelas, tem mais a ganhar do que a perder. Mas isso não significa que ela deve usar esses ambientes de toda forma. É essencial constituir um planejamento de gestão de mídias sociais, para que assim a sua instituição se desenvolva de maneira segura, eficiente e estratégica.

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