Quer otimizar sua estratégia de publicação e não sabe por onde começar? Vamos lhe ensinar a utilizar o Google Analytics para melhorar os resultados do seu site.

O Google Analytics é um serviço gratuito que possui diversas ferramentas úteis para melhorar a performance da sua página web, entre elas as métricas, são as mais importantes.

Com elas você pode otimizar suas estratégias de marketing e melhorar os resultados das suas publicações no ranqueamento do Google. Para isso é preciso monitorar e aprender a utilizar esses dados a seu favor.

Usando as métricas do Google Analytics é possível verificar, qual perfil de usuário entra, faixa de horário com maior tráfego e de onde acessam o seu site, e até se recebe mais acesso por mobile ou de computadores.

Para ajudar você a usar todo o potencial do seu Google Analytics preparamos um guia com os conceitos, as principais métricas e como aplicar na sua estratégia, acompanhe.

Por que utilizar o Google Analytics?

O serviço do Google Analytics é muito poderoso, e pode captar indicadores e ajudar você a tomar decisões estratégicas que melhorem a performance do seu site, considerando o perfil do seu negócio e seus objetivos.

Porém, para usar o Google Analytics de maneira eficiente é preciso definir bem o seu foco, pois o sistema possui uma grande variedade de dados e funções que podem confundir, em vez de ajudar.

Conhecendo as principais métricas

Para utilizar o Google Analytics para melhorar sua estratégia de publicação é preciso conhecer as principais métricas. Se não souber quais deve aprender e como interpretar os dados, não adiantará ter todo aquele trabalho para configurar o site.

Visitas ou sessão

Essa métrica é a base para identificar o número de visitas que seu site obteve em um determinado período.

Com ela também, você consegue verificar quais publicações receberam maior ou menor número visitas para poder melhorar o conteúdo postado.

A configuração básica desta métrica é um período de 30 dias, mas você pode selecionar outros períodos que deseja visualizar e com isso fazer comparações de desempenho.

Você pode monitorar quais conteúdos está sendo acessados no seu site e com isso trabalhar as etapas de funil da sua estratégia.

Visitantes únicos ou usuários

A métrica de usuários do Google Analytics é muito importante para mostrar se os visitantes estão interessados no conteúdo do seu site e se aqueles que se deparam com suas publicações no Google se tornaram recorrentes.

Esta métrica informa o número de visitantes únicos, por isso é importante ter uma atenção ao período do relatório. Se observado diariamente, um mesmo usuário que entra uma vez ontem e uma vez hoje é considerado como uma visita única.

Porém, se observado mensal ou semanalmente, um usuário que entrou duas vezes em dois dias será considerado recorrente.

Por isso, o período do relatório alterará sua percepção dos números, e isso deve ser considerado na hora de analisar.

Taxa de Rejeição

A métrica de Bounce Rate ou taxa de rejeição indica o percentual de usuários que saem do site após interagir com apenas uma página. Essa métrica é muito importante para blogs e sites de notícias.

Se a taxa de rejeição está muito alta em comparação ao número de visitas, no mesmo período, é preciso trabalhar nos meios de reter a atenção do público. Tente incluir links internos e call to action, e até mesmo rever o design das páginas, para que seja mais atrativa ao visitante.

Páginas por visita

Essa deve ser analisada em conjunto com a taxa de rejeição. Essa métrica do Google Analytics indica o número de páginas por visita de cada usuário que entra em contato com seu site.

Ela ajuda a comprovar que sua estratégia para reduzir a taxa de rejeição está dando certo, pois se o número de visitas únicas reduzir e o número de páginas por visita aumentar, significa que não perdeu visitantes, mas que melhorou a retenção, aperfeiçoando as publicações.

Duração média da sessão

A última métrica do Google Analytics que falaremos é a que mostra quanto tempo de tela um usuário investiu no seu site.

Essa métrica possui algumas atenuantes, apesar dão depender diretamente, ela pode ser influenciada pelo número de páginas por visita, e geralmente um blog, por exemplo, que possui taxas de rejeição altas podem ter uma duração média por sessão maior.

Assim como publicações mais longas e relevantes também causam um efeito de aumento na duração média do tempo de sessão.

Essa métrica, então ajuda a verificar se as suas publicações são relevantes, e junto como as demais métricas permitirá um aprimoramento do conteúdo.

Google Analytics aplicado na sua estratégia

Agora que você entendeu as principais métricas e o seu uso de cada uma, é importante que defina como aplicará esse conhecimento a sua estratégia de publicação, para ajudar preparamos algumas sugestões.

Confira o caminho dos visitantes.

Usando as métricas do Google Analytics, analise o percurso feito pelos usuários até chegar ao seu site, isso é primordial para sua estratégia.

Verifique quais canais (Google, redes sociais, tráfego pago, links etc.) convergiram em mais visitas, e com isso poderá direcionar melhor seus esforços para o público-alvo em questão.

Acompanhe a audiência do conteúdo.

Se a sua estratégia de divulgação é baseada em publicações então é importante acessar com regularidade o ranking de audiência de cada publicação. Dessa forma, é possível entender quais palavras-chave e quais conteúdos são mais relevantes e intensificar a abordagem desses temas.

Isso também ajuda a decidir como melhorar publicações que possuem pouco engajamento. Uma dica aqui, é acompanhar as publicações recentes periodicamente e aperfeiçoar as antigas a cada 15 ou 30 dias.

Produza relatórios periódicos.

O verdadeiro poder de usar o Google Analytics para melhorar sua estratégia de publicação, está em fazer comparativos de resultado continuamente.

Para que isso aconteça de maneira eficaz, não basta observar os números, você precisa produzir relatórios com resultados por período de maneira padronizada e então comparar a performance do atual com os anteriores. Esses relatórios são os guias de quais ações tomar para melhorar os resultados.

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