O planejamento de conteúdos na área de marketing digital tem várias vertentes, mas todas precisam ser absolutamente chamativas, para que o site ou a página em questão consiga chamar a atenção de seu público-alvo. Uma das formas de criação é utilizando as datas comemorativas.

Esta é uma boa maneira de criar conteúdos diferentes, que se sobressaiam diante dos produtos padronizados do dia a dia, com uma linguagem mais solta e que converse diretamente com uma boa parcela de público que se identifica com aquela data. E como fazer para usar estas comemorações de forma eficiente no planejamento?

Isso é o tema que abordaremos a seguir, citando alguns pontos importantes para que esta oportunidade não seja desperdiçada. Assim, o conteúdo ganha um toque mais personalizado, com a marca podendo imprimir suas próprias características em publicações especiais.

Como usar as datas comemorativas em seu planejamento de conteúdo

Primeiro de tudo, como todo tipo de conteúdo a ser publicado, é necessário que os responsáveis pelas publicações façam um planejamento organizado de quais são as datas que merecem um olhar especial. Isso depende do segmento de atuação da empresa, entre vários outros detalhes. De qualquer forma, é um erro enorme esquecer datas importantes. Logo, este mapeamento inicial é essencial.

A partir disso, com um calendário bem definido de quais serão as datas que merecem conteúdos, é importante iniciar um processo de criação de uma identidade nestes posts. Isso é essencial para que a marca crie algo próprio e não apenas um produto padrão, que toda a concorrência também faz.

Para isso, é importante o processo de benchmarking. Assim, a empresa conhece de que forma o mercado costuma apresentar os conteúdos relacionados à data. Isso serve como inspiração, mas também como uma oportunidade de criar novas tendências, que chamem a atenção de clientes, principalmente aqueles que têm relação com a data. Exemplo: chefs de cozinha no dia do cozinheiro.

Mas vale para qualquer data e para qualquer público-alvo. O importante é que a comemoração entre no planejamento de conteúdo como uma forma de criação de vínculo com as pessoas, melhorando o relacionamento e abrindo portas para apresentação de outros serviços e produtos da empresa em questão, seja um site, uma loja virtual etc.

O fato é que as datas comemorativas são uma oportunidade de conversar com um público específico. Assim, pode ser uma forma de abrir portas em novos espaços. Por ser uma forma mais pessoal de lidar com as pessoas, que se sentem diretamente envolvidas por se tratar de sua profissão, de um grupo da qual fazem parte.

Ou seja, é preciso que este tipo de publicação esteja no plano de conteúdos da empresa. E para que isso seja feito de forma eficiente, é necessário pesquisa, conhecimento das atividades do mercado em relação a esta data e também a criação de uma identidade própria nos conteúdos, para que haja uma ligação direta entre a empresa e quem recebe a mensagem.

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