Estar presente nas redes sociais, hoje, não é mais uma opção. É, praticamente, uma obrigação das empresas. Afinal, na maioria dos casos, é onde o público está. No entanto, isso não quer dizer que você deva ter uma conta em todas as redes. Cada uma tem a sua particularidade e, quando bem trabalhada, pode ser muito atrativa para o público.
Atrair seguidores para sua empresa, nas redes sociais, depende basicamente de um bom conteúdo, mas para saber produzir, é preciso responder outras questões.
– Quem é você? Que imagem você quer passar?
– Com quem você quer conversar?
– O que você quer alcançar?
Depois de solucionar esses desafios, podemos começar a pensar em conteúdo. Nessa fase, é necessário também elaborar um bom planejamento. Afinal, frequência é muito importante. Não adianta fazer várias publicações em um mês e passar muito tempo sem fazer nada, em seguida.
Monitorar, assim como traçar metas no início, é parte fundamental de qualquer planejamento. Acompanhar suas publicações e entender o que deu certo ou errado te mostrará dicas e insights valiosos para o futuro.
O que fazer em cada rede social?
Como falamos antes, não é necessário estar em todas as redes sociais que existem. Esteja onde seu público está. Essa é a melhor forma de se conectar com ele. Mas como cada mídia tem suas especificidades, separamos algumas dicas sobre as principais, que te ajudarão a crescer dentro do mundo digital.
1) Facebook:
Hoje, o Facebook é a maior rede social do mundo, superando bilhões de usuários ativos. Além disso, é a rede que mais aceita conteúdo em diversos formatos: foto, texto, vídeo, áudio… Abuse dessas opções e faça conteúdo de qualidade (que faça sentido para a sua marca).
O Facebook disponibiliza a versão de mídia paga, ou seja, você pagar para impulsionar as suas publicações. Isso aumenta o seu alcance.
2) Instagram:
Diferente do Facebook, essa rede limita alguns formatos. Apesar de aceitar apenas fotos e vídeos, ela gera muito engajamento e alcance de marca. Vale a pena, então, investir em imagens e produções audiovisuais de qualidade, para impressionar o seu público.
Uma boa estratégia para o Instagram é usar hashtags. Dessa forma, você faz parte de um grupo que busca e produz os mesmos conteúdos que você. É um jeito de atrair mais público para o seu perfil.
3) Youtube:
Alguns podem não enquadrar o Youtube no grupo de redes sociais, embora ele apresente tudo que uma rede tradicional tem. Ele é também o segundo maior site de buscas do mundo, atrás apenas do Google. Fora o enorme apelo visual que pode ter e a facilidade de consumir o que é publicado. Existem vários motivos para estar nessa rede.
Dessa forma, o seu conteúdo pode ser apresentado com técnicas de SEO, para facilitar o encontro em um mar de opções. Essa ferramenta pode ser usada no título do seu vídeo, assim como na descrição. Outra opção é usar imagens chamativas e de qualidade para ser a capa do seu produto audiovisual.
Invista em imagens bem gravadas e bons áudios também. E produza o máximo que conseguir, sem deixar o nível cair. Afinal, como já conversamos, a frequência é tudo.
Com essas dicas, você poderá criar conteúdo de muita qualidade e melhorar muito seu desempenho nas redes sociais! Quer saber mais sobre produção de conteúdo digital? Acesse nosso site!