De forma simplificada, o branding significa a gestão da marca e da imagem de uma empresa. Ou seja, a maneira pela qual ela é vista, o conceito dela, quais valores ela mobiliza e como as pessoas a percebem; tudo isso é abarcado pelo branding.
Todos esses fatores estão ligados à imagem que uma organização passa para os clientes e/ou para a sociedade como um todo, e é por isso que é importante pensar em estratégias de branding.
No caso das empresas, o branding é o diferencial que faz com que as pessoas escolham uma marca e não outra. Se uma empresa consegue, por meio de sua marca, passar confiança, eficiência, agilidade e praticidade para as pessoas, o valor dela naturalmente será maior perante o olhar dos clientes.
Em termos de valor financeiro, quando a empresa investe em branding, sua imagem pode ficar tão consolidada que os clientes “pagam a mais” apenas pelo que ela representa. Ao adquirir um produto de uma marca específica que tem um conceito bem trabalhado, a pessoa compra também a experiência, o status, o significado por trás.
Quando o conceito do branding de uma empresa está alinhado com as suas práticas, as pessoas tendem a se fidelizar com ela, e isso acaba criando uma rede de confiança e reciprocidade na marca que estão adquirindo.
A importância do branding para os sindicatos
No que diz respeito ao branding para sindicatos, podemos pensar no peso que os valores em torno dessa organização possuem e quais interpretações as pessoas fazem deles.
A “marca” do sindicato, por assim dizer, precisa passar significados que são pertinentes a ele; é claro que isso varia de caso a caso, mas em geral são valores como cooperação, união, força, luta, integridade etc.
Investir em branding para o sindicato é fazer com que esses significados sejam transpostos para a marca e para a identidade visual dela. Dessa maneira, quando os membros olharem para o sindicato, automaticamente associarão o seu nome às ideias que ele representa.
Através do bom trabalho de designers gráficos, redatores e/ou publicitários contratados especificamente para pensar em estratégias de branding, o sindicato ganha impulso no que diz respeito à credibilidade e identificação de seus membros.
Por falar em identidade, a neurociência nos diz que é por meio de uma rede associativa que nosso cérebro atrela os valores, significados, atributos e conceitos de uma marca ao sindicato. As pessoas dão mais valor à marca quando as ideias que ela representa fazem sentido para elas, ou seja, quando elas se identificam.
Para realizar um branding bem sucedido, é preciso que os valores do sindicato sejam transparentes e estejam explícitos para quem vê; é necessário definir quais as diretrizes dele, quais são seus propósitos e principalmente o que ele representa para seus membros.
Ao consolidar o branding do sindicato, não apenas a questão da identificação interna de seus membros será impulsionada, como também as conexões externas com outras organizações. Uma boa gestão de marca funciona no sentido de melhorar os canais de comunicação com colaboradores, outros sindicatos, empresas e demais instituições.
Portanto, investir no branding de um sindicato também traz a vantagem de torná-lo referência no ramo que ele está inserido, fazendo com que seu nome seja reconhecido quando colocado lado a lado com outras instituições.
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