Atendimento via chatbot não é propriamente uma novidade para o mercado, entretanto, algumas empresas ainda não têm certeza se o investimento pode ser realmente válido.

Para entender a funcionalidade do chatbot, é necessário entender que as formas de consumo e o relacionamento com o cliente mudaram e hoje habitam muito mais a internet do que os espaços físicos ou até mesmo o congestionamento de um SAC.

Caso você ainda não saiba se deve investir em um chatbot, confira 4 benefícios que a sua empresa pode ganhar com a tecnologia.

Afinal, vale a pena investir em um chatbot na minha organização?

A busca por evolução e a manutenção da competitividade no mercado pode esbarrar na tecnologia do chatbot. Sendo assim, veja 4 motivos para investir nessa prática.

1. Melhor custo-benefício

Apesar de o investimento inicial ser um tanto alto, pode ser compensado a curto prazo, afinal, ao lidar com um assistente virtual, você consegue reduzir os custos com uma grande equipe de atendimento.

Além disso, devido à boa escalabilidade do programa, o bot pode ajudar a empresa a reduzir custos com telefonia e a compra de equipamentos adicionais para que os colaboradores possam realizar o serviço de atendimento ao cliente.

2. Coleta de dados 

Outro benefício de usar o chatbot é que pode ser complementado com o uso da Inteligência Artificial para uma melhor coleta de dados dos clientes.

Dessa maneira, os registros de interação do chatbot podem fornecer para a empresa informações relevantes sobre os comportamentos e hábitos de cada cliente, fazendo com que o estudo do público-alvo fique mais segmentado.

3. Marketing e aumento de vendas

Com a coleta de dados realizada através da Inteligência Artificial, o setor de Marketing da empresa consegue elaborar campanhas mais precisas em cima de um produto, a partir dos dados armazenados pelo chatbot.

Com um entendimento maior de como vem sendo o consumo desse cliente e os hábitos, é possível que a empresa aumente suas vendas após alinhar ainda mais a comunicação e inteiração com o seu público-alvo.

4. Atendimento mais assertivo

Com a correria do dia a dia, cada vez mais o cliente busca gastar menos tempo para resolver um problema com a empresa. Para a organização, isso significa conseguir oferecer um atendimento rápido e objetivo, mas nem sempre a interação humana permite.

Quando o consumidor cai para ser atendido por um colaborador físico, ele pode não estar tão por dentro ainda da empresa e não consegue resolver o problema com a assertividade necessária, deixando o cliente irritado.

Esse problema pode ser resolvido com a implementação do chatbot. A tecnologia pode ser ajustada para que o atendimento digital compreenda todas as demandas da empresa e como ajudar os diferentes clientes que podem surgir.

Sendo assim, além de oferecer rapidez e assertividade durante a comunicação, a interação com o bot também evita que o cliente seja maltratado durante o atendimento, caso o colaborador esteja sob muita pressão.

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