Muitas são as dificuldades enfrentadas pelas organizações sociais em decorrência da falta de planejamento, falhas nos processos de gestão e de captação de voluntários e colaboradores. No entanto, essa realidade pode ser transformada por meio do marketing de projetos sociais e de um processo de comunicação mais preciso e certeiro realizado com a sociedade.

Neste artigo, confira as tendências de comunicação e marketing para o terceiro setor em 2020 e aplique novas estratégias para o desenvolvimento de atividades na sua organização.

Marketing como apoio do terceiro setor

Embora ainda seja percebida muita resistência da utilização do marketing pelo terceiro setor, é notável que os meios de interação com voluntários, colaboradores e doadores, tem-se intensificado por meio dessas ferramentas de comunicação.

É a partir do marketing de projetos que é possível definir a importância de uma determinada campanha para a sociedade e trabalhar, de forma atrativa, essas ações de forma a instigar o público-alvo para uma participação mais ativa trazendo resultados satisfatórios para a causa.

Ao trabalhar um planejamento estratégico mais efetivo, integrando o marketing da instituição às transformações digitais da nova era tecnológica, suas campanhas ganharão uma face inovadora e um posicionamento conceituado para as suas ações. Entre as tendências para o ano de 2020, temos:

Uso de chatbot para consolidação de atendimento

A tecnologia apresenta estratégias inovadoras para as divulgações de campanhas e para o atendimento do público interessado pelas ações desenvolvidas, por meio de plataforma com atendimento online prontificado e eficiente.

Nesse contexto, os chatbots são atendentes virtuais capazes de interagir de forma humanizada, por meio da janela de bate-papo, fornecendo informações sobre eventos, ações e campanhas e tirando dúvidas dos usuários da plataforma digital onde as ações são apresentadas.

Uso de vídeos para apresentação de projetos

Os vídeos são ferramentas que ganham destaque na apresentação dos seus projetos, ações e campanhas, por serem grandes influenciadores nas tomadas de decisões provocando ações importantes do público que os assiste em relação à campanha divulgada.

Ao serem produzidos de forma humanizada e atrativa, permitem que as pessoas se identifiquem com as imagens ou com as informações apresentadas e tenham interesse em participar das ações.

A divulgação de vídeos, por meio dos diversos canais de comunicação será agente transformador para a realização de campanhas com maior visibilidade e conceito.

Conteúdos relevantes

O uso de conteúdos relevantes será um ponto de referência para as divulgações das campanhas. As informações são importantes para o entendimento das necessidades das ações e as estatísticas serão pontos de apoio capazes de fundamentar os projetos.

É importante que a sociedade esteja informada e que seja capaz de compreender o quanto sua colaboração é um diferencial para aqueles que precisam.

A tecnologia apresenta muitas possibilidades para gerar estratégias e planejamentos efetivos para a execução de ações no terceiro setor.

Apostar nessas ferramentas, é fazer parte de um futuro inovador e inteligente capaz de transformar o espaço em que atua de forma ativa e consciente. A tecnologia é a ferramenta adequada para os seus processos de divulgação e apostar em estratégias inteligentes é uma forma de modernizar as suas ações.