Quem não gosta de ouvir uma boa história, não é mesmo? Elas estão entre nós desde a criação da escrita, e o ser humano sempre se interessou em saber como as coisas surgiram, ou até mesmo, imaginar como poderiam ser sob outras circunstâncias. Baseado nisso, temos os primeiros indícios do storytelling na nossa história.

Elas são essenciais para criar reconhecimento entre grupos e conectar pessoas com diferentes perfis. Dessa maneira, há muito para empresas aprenderem sobre a arte de contar histórias para atrair leads, qualificá-los e fechar negócios.

Assim, criamos um conteúdo para te falar sobre storytelling como ferramenta de engajamento social, e como marcas podem se beneficiar dessa ferramenta para crescer. Confira!

A arte de contar histórias de valor

Storytelling – ou contar histórias, é uma ferramenta para marcas apresentarem o seu background e convencerem os clientes sobre os seus valores, sua missão e propósitos. Atualmente as pessoas não procuram apenas por produtos, mas uma sensação de pertencimento.

Pense nas empresas favoritas do momento. Apple, Xiaomi, Tesla, Nubank, dentre outras. Além de serem empresas de tecnologia, é muito claro que os seus clientes formam grupos e se engajam com a marca dessa maneira.

Tudo isso foi conquistado através de histórias inspiradoras de inovação, e que foram contadas ao público no momento certo da melhor maneira possível.

Retira a frieza do negócio

O storytelling tem se tornado fundamental para criar uma conexão entre a marca e o cliente, e muitas empresas investem pesado nisso sem se dar conta que a melhor história é a real.

Quando contamos ao cliente como a empresa nasceu uma garagem, foi até o quarteirão e depois dominou o mundo, criamos uma narrativa que na verdade fala como os sonhos podem sair do papel com esforço e força de vontade.

O consumidor, inconscientemente, está subentendendo que tudo é possível.

O teste de Kahneman

Daniel Kahneman foi um teórico que influenciou as novas práticas de gestão das maiores empresas do mundo. Seus estudos em economia comportamental trouxeram conclusões surpreendentes.

Por exemplo: Kahneman realizou uma pesquisa com médicos partindo da seguinte premissa.

“Há uma doença mortal e dois remédios. (Droga A) possui 90% de chance de cura. (Droga B) possui 10% de chance de o paciente morrer. Qual é a melhor alternativa? ”

Ambas as drogas são a mesma, no entanto, na maioria das vezes a droga A era escolhida. Isso demonstra como a forma que a história é contada vale mais que o conteúdo em si.

Engajamento social

O mercado mudou. As pessoas buscam marcas que buscam impactar o mundo positivamente. O storytelling passou a ser uma regra para quem busca se diferenciar. O melhor disso tudo, é que a história se demonstra muito mais pelas ações, e não pelas palavras.

As redes sociais são um prato cheio para esses contadores de histórias. Nelas é possível apresentar não apenas a marca, mas a sua evolução, princípios e metas. Se o objetivo da companhia é a inclusão social, isso deve ser demonstrado em imagens, por consequência, esse é o público que entrará em contato.

Cada marca possui uma história exclusiva, e que nunca poderá ser roubada dela. Cada empresa deve contá-la da melhor maneira possível, e jamais deixar de passá-la adiante não apenas para conquistar clientes, mas engajar colaboradores e criar um nome forte no mercado.

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