Tradicionalmente, quando pensamos em estratégias de marketing digital, é comum evocarmos um cenário de natureza corporativa. Portanto, uma prática que em primeiro momento nos parece voltada à captação de clientes. O que está sendo ignorado neste caso é a capacidade que estas ações têm de trabalhar engajamento e imagem institucional. É neste quesito que o marketing digital para sindicatos torna-se interessante.

A maior dificuldade destas instituições e de outros gêneros análogos de associações está no fato de não possuírem produto tangível. Agrava este quadro a aprovação recente de lei que deu fim à obrigatoriedade da contribuição sindical. Uma medida que pode complicar a vida financeira dos sindicatos com o tempo. Paradoxalmente, esta é uma das razões para investir em uma presença virtual.

Para começar, devemos lembrar que existem cerca de 300 mil instituições sociais no Brasil, incluindo as sindicais. Este vasto grupo pode trabalhar eficientemente as técnicas que já são comuns nos ambientes empresariais. Se a sua dúvida é por onde começar, apresentamos um guia simples para orientar a implantação destas estratégias a seguir.

O primeiro passo é entender qual o objetivo pretendido através da comunicação estabelecida no plano mercadológico. No contexto sindical, a meta é aumentar a base de associados, voluntários e doadores de modo a beneficiar as receitas. Com isto definido, podemos começar a pensar no conteúdo que fará parte das ações de marketing digital.

A maioria do público não sabe como associações de classe podem agir em prol da harmonia no relacionamento patrão/empregado. O marketing terá função justamente de levar à audiência o entendimento a respeito dos benefícios da associação. Será, ademais, uma oportunidade para tirar dúvidas e ressaltar as conquistas da entidade em questão.