A comunicação é um processo fundamental para que as organizações possam estabelecer uma imagem institucional perante os seus públicos, o que exige um planejamento estratégico e investimento. E para o terceiro setor, que é composto por organizações privadas sem fins lucrativos e orientadas para questões sociais, não é diferente. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os canais de comunicação mais comuns nesse segmento.
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar a importância dessas instituições contarem com canais abertos de comunicação interna, os quais têm o papel de engajar os seus colaboradores e, assim, fortalecer a sua rede de relacionamentos. Dessa forma, todo o público interno tem a oportunidade de participar da construção da identidade corporativa.
Afinal, consolidar uma imagem positiva é sinônimo de credibilidade, que se traduz em mais voluntários, doações e parcerias, que são o objetivo central para a sobrevivência das organizações do terceiro setor.
Principais canais de comunicação no terceiro setor
A começar pelo “bom e velho” telemarketing, que há tempos é o protagonista dentre os canais mais utilizados para a comunicação no terceiro setor. Ainda se trata de uma forma bastante eficiente de manter o relacionamento com os doadores ativos, restabelecer contato com os antigos e contatar novos por meio de indicações. Vale dizer que, mesmo nessa Era Digital, o telemarketing continua sendo o canal que mais produz resultados para as empresas do terceiro setor.
Com a ascensão da internet, as ferramentas de marketing digital passaram a ter um papel fundamental no processo de comunicação, em especial por meio das redes sociais, que vêm proporcionando novas formas de interação entre as pessoas.
Então, as instituições do setor já passaram a se utilizar das diversas ferramentas digitais, a fim de engajar seus doadores e estimular a captação de recursos. Assim como, despertar a atenção e o interesse de novos integrantes por meio da produção e compartilhamento de conteúdos pertinentes.
Atualmente, as redes sociais mais utilizadas para as estratégias digitais do terceiro setor, em ordem das mais populares para as menos, são o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Snapchat. Sendo que o Facebook, até o momento, é a rede que mais possibilita meios de interação entre o usuário e a empresa.
A divulgação do trabalho desempenhado pela entidade é essencial para a prospecção de novos doadores e a manutenção dos ativos, por isso, as organizações sem fins lucrativos devem investir na disseminação dos seus dados, resultados, rotinas e desafios.
Ademais, outras formas bastante comuns das ONGs e outras empresas do setor se comunicarem diretamente com o seu público-alvo consistem nas ferramentas de mala direta, e-mail marketing e site institucional. Esse último ainda pode permitir a transação de doações online, o que acompanha as transformações dos meios de pagamento para formas mais práticas, como via cartão de crédito ou mesmo plataformas online, por exemplo, PayPal e Pagseguro.
E na sua instituição, como funciona esse processo? Se você está em busca de uma equipe para cuidar da estratégia comunicacional da sua instituição, conheça a Mhais. Somos especialistas em comunicação no terceiro setor e cuidamos desde o planejamento da área até aspectos funcionais, como o design, website e mídias sociais. Entre em contato conosco, estamos prontos para lhe atender.