Para boa parte do público, há uma incompreensão sobre a atuação, a finalidade e as atividades diárias de uma Organização Não-Governamental. Para vencer este gargalo, as entidades precisam se comunicar bem com o público.
Neste texto, vamos falar sobre informações mais procuradas pelo público ao procurar sobre ONGs na internet. Confira!
Informações sobre ONGs: esclarecer é preciso
Apesar da facilidade do acesso à internet e da grande disponibilidade de informações presentes na rede, vivemos um tempo no qual a desinformação atinge muita gente. Especialmente em um período no qual o poder político tem o hábito de demonizar e criticar a atuação de ONGs e outras entidades do terceiro setor.
No meio de tanta fake news, há muitos usuários da internet interessados em conhecer realmente a verdade sobre as ONGs, como elas atuam, de que maneira são financiadas e até mesmo como participar, voluntariamente ou não.
É muito importante que as ONGs ofereçam aos usuários da internet as informações que eles buscam sobre a entidade. Uma pesquisa pela internet mostra quais são as buscas mais frequentes relacionadas ao assunto. Veja:
“O que é ONG?”: uma das buscas mais relacionadas ao termo “ONG” busca entender o que são estas organizações, segundo o Google. Isso mostra às entidades que o público tem grande curiosidade sobre o que são e como funcionam as Organizações Não-Governamentais.
Mas não pare por aí. Utilize exemplos práticos e dê detalhes mais sobre como a ONG na qual você atua operam no dia a dia, atraindo aquele usuário para permanecer em sua página.
“Terceiro Setor”: muitos usuários das ferramentas de pesquisa fazem pesquisas relacionando ONG e Terceiro Setor. Para consolidar sua imagem e esclarecer as dúvidas do usuário, convém às organizações dar detalhes sobre como a ONG faz parte do terceiro setor e como ela se posiciona diante deste vasto campo de entidades.
“ONG em [lugar]”: há um grande número de usuários que busca encontrar Organizações cuja atuação esteja próximo ao local onde se encontram. É interessante, portanto, que as ONGs se esforcem em divulgar suas ações e o impacto de suas atividades locais. Isso gera mais relevância nos resultados das buscas e aumenta o engajamento do seu público.
“ONG trabalho voluntário”: existe uma grande quantidade de pessoas que procuram as Organizações não para usufruir de seus serviços, mas justamente para atuar voluntariamente. Se a sua ONG admite voluntários, é relevante que ela oferece várias informações sobre como se candidatar e fazer parte da entidade.
“ONG animais”: reunindo dados coletados desde 2015, as buscas sobre Organizações que atuam no cuidado a animais de rua cresceu vertiginosamente. Quando a pesquisa é relacionada à área de atuação da entidade, as ONGs de animais são as mais buscadas entre o público.
“ONG meio ambiente”: as organizações voltadas à preservação do meio ambiente também são algumas das mais procuradas entre os resultados das ferramentas de pesquisa. Especialmente nos últimos anos, em que temas como aquecimento global, queimadas na Amazônia e outros ganharam repercussão.
As ONGs têm um grande impacto social e podem melhorar a vida das pessoas. Porém, para crescer, precisam de comunicação eficiente. Conheça as soluções da Mhais para a sua entidade!