O planejamento de comunicação se apresenta, hoje, como uma ferramenta indispensável para a estratégia de crescimento do terceiro setor – segmento que, como se sabe, enfrenta maior dificuldade para angariar recursos e até mesmo colocar produtos e serviços à venda.
A seguir, entenda melhor a importância do planejamento de comunicação para o desenvolvimento do terceiro setor, bem como aplicar essa solução em sua instituição!
O que é planejamento de comunicação?
De acordo com pesquisadores da ESPM, pode-se compreender por planejamento de comunicação o processo ou método administrativo e sistemático, cujo principal foco é coordenar os objetivos, estratégias e ações de comunicação no âmbito de uma organização, como campanha de relações públicas, marketing, publicidade e atividades de jornalismo e assessoria de imprensa.
Em outras palavras, o planejamento de comunicação é a ferramenta lógica ou racional que sistematiza ou organiza as diversas atividades ou operações de comunicação de uma instituição do terceiro setor, fazendo assim com que ela alcance os seus objetivos de maneira mais rápida.
Qual a importância do planejamento de comunicação para o terceiro setor?
Agora que se sabe o que é planejamento de comunicação, talvez tenha ficado mais claro em sua mente a importância dessa ferramenta para o terceiro setor.
É com base no planejamento de comunicação e do esforço colaborativo da equipe responsável que a instituição consegue melhor operacionalizar as suas ações de comunicação, como aumentar a sua visibilidade na sociedade, potencializar a sua imagem, alcançar mais públicos, estabelecer uma boa relação entre públicos e marca, angariar doações ou apoio de outras espécies, tornar-se mais competitiva no terceiro setor, etc.
São, como se vê, desafios que exigem planejamento, pensamento sistemático e ações programadas em longo prazo, portanto, nada melhor do que adotar o planejamento de comunicação para lhe orientar nesse sentido.
Como aplicar o planejamento de comunicação no terceiro setor?
Para aplicar o planejamento de comunicação no terceiro setor, é fundamental desenvolver um trabalho de pesquisa sério, comprometido em conhecer não só a realidade da instituição social, mas também os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Uma ferramenta que pode ajudar a instituição a alcançar isso é a análise SWOT. A partir dela, é possível conhecer as fraquezas e forças (internamente), bem como as ameaças e oportunidades (externamente) no âmbito da comunicação.
As fraquezas e forças dizem respeito ao ambiente interno, como, por exemplo, se a instituição social possui canais de comunicação interno para garantir o seu adequado desenvolvimento. Já as ameaças e oportunidades referem-se ao ambiente externo (a concorrência que conta, digamos, com chatbot e a sua marca não, etc.).
Os dados gerados pela análise SWOT ajudarão a instituição a traçar um bom planejamento de comunicação. Mas é fundamental não se esquecer de que esse documento deve estar devidamente harmonizado com os seus objetivos globais.
E então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que ele tenha se apresentado como boa opção de leitura para melhorar ainda mais a estratégia de comunicação de sua instituição. Para ter acesse a outros artigos como este, não deixe de acessar nosso blog. Combinado?
Fonte: Intercom