Você conhece o e-mail marketing e o peso que esta estratégia pode ter para sua ONG? O e-mail é um dos canais de comunicação mais interessantes que uma empresa pode ter com seus clientes. Afinal, é barato, direto e eficiente.

Por outro lado, é preciso tomar um certo cuidado. O SPAM ainda é, e sempre será, uma grande preocupação deste mercado. O próprio Google e outras grandes operadoras de e-mail não gostam de empresas que enviam spam, podendo afetar a experiência do usuário. Já os profissionais de marketing não querem que esta ferramenta perca sua relevância.

Felizmente, a resposta para ambos os problemas é a mesma. Ter um certo cuidado no momento de enviar os e-mails, garantindo que as informações são valiosas. Então, confira o que é e-mail marketing e por que aderir na sua ONG.

Começando pelo conceito de e-mail marketing, que é relativamente simples. A ideia básica é fazer o disparo de e-mails para determinado público.

A graça desta estratégia é que estes públicos podem ser bem diversos. Por exemplo: é possível mandar um e-mail para uma lista de clientes, outro para leads que você espera que se tornem clientes e diversos outros com parâmetros que você escolhe.

Por que aderir ao e-mail marketing na sua ONG?

Especificamente em relação às ONGs, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta poderosa. Como vimos acima, existem algumas formas de segmentar este envio. Por exemplo: você pode mandar um e-mail para uma lista de doadores com o resultado de suas doações. É uma ótima estratégia de retenção.

Além disso, existem outras vantagens intrínsecas a esta estratégia. Uma das mais importantes é o alcance. Afinal, muita gente tem um e-mail, que funciona como a base para nossas ações digitais. Você se cadastra em certos sites por e-mail, recebe mensagens do trabalho por ele etc. Então, é algo que você sempre olha.

Em contraste a este enorme alcance a ferramenta é bem específica. Ou seja, você só manda uma mensagem para quem quer que a veja. É o contrário de uma rede social, por exemplo, em que todos podem ver.

Existe também o alto retorno financeiro. Fazer o envio de e-mails não é caro e a taxa de recebimento e de abertura podem ser bem altas. Este retorno é ainda maior ao aplicar certas táticas para tornar o conteúdo ainda mais atraente.

Para as ONGs, uma das maiores vantagens do e-mail marketing é a personalização. Como vimos acima, você pode enviar e-mails para doadores mostrando resultados, mas pode criar campanhas de e-mail marketing com alvos bem específicos, de modo a trazer mais doações. Todo o trabalho da operação é feito automaticamente, através de certas ferramentas, e o único trabalho é escrever os e-mails.

Então, o uso do e-mail marketing pode fazer parte de diversas estratégias dentro da sua ONG, ou mesmo, uma combinação entre elas:

  • engajar os doadores, como no exemplo que usamos acima;
  • promover os conteúdos de seu blog, parceiros ou reportagens que falem sobre sua ONG;
  • educar possíveis doadores que querem conhecer mais sobre a organização antes de doarem;
  • ser um canal de comunicação para responder dúvidas.

Além destas, existem diversas outras formas de aplicar esta estratégia na sua ONG. Então, quer conhecer mais sobre o assunto ou começar a aplicá-la na sua organização? Acesse o nosso site, confira nossos serviços e descubra como!