A assessoria de imprensa tem um papel fundamental na comunicação organizacional, isso porque sua importância é inegável no que diz respeito à manutenção da imagem da instituição perante seus públicos, interno e externo. De uma maneira geral, pode-se afirmar que a assessoria influenciará diretamente na forma como a organização será vista pela sociedade.

As organizações sindicais surgem a partir da necessidade de uma determinada categoria de trabalhadores assegurarem seus direitos e reivindicarem questões como salário e condições de trabalho. Desse modo, a assessoria tem grande importância nessas entidades, pois o seu trabalho levará a frente a imagem da instituição para seu público interno e externo, facilitando o contato e demonstrando claramente qual o seu papel enquanto entidade que representa toda a luta de uma classe.

Qual o papel da assessoria nas entidades sindicais?

Assim como nos demais setores, a assessoria tem demasiada importância na comunicação feita para o terceiro setor (ONGs, sindicatos, instituições beneficentes), de modo que a propaganda institucional é mais forte e voltada para o trabalho da entidade, não para a obtenção de lucros, como no caso das empresas privadas. Dessa maneira, a comunicação deve ser feita para um público menor e mais específico, de forma direta e característica da área. Por esses motivos, o mais recomendado é que esse trabalho seja feito por profissionais da área da comunicação.

Além da questão óbvia de comunicação com os públicos, a assessoria é a responsável pela manutenção da imagem institucional da entidade diante da sociedade. Geralmente, as organizações do terceiro setor têm um trabalho mais isolado e fica incompreensível para determinada parcela da sociedade qual a sua importância, por isso que a comunicação atua como um mediador importante entre entidade e população.

Os sindicatos sofrem constantes ataques e desvalorização por parte dos seus superiores, de modo que a comunicação é uma potente ferramenta para fortalecer o diálogo e unir os associados em torno de uma determinada causa. Podemos definir assim, que a assessoria não deve apenas ter um trabalho fechado entre si, mas inclusivo e disposto a ajudar em todas as demandas da entidade.

A assessoria deve ser muito precisa nesses casos e atuar constantemente na promoção de campanhas e divulgação da imagem institucional da entidade. Atualmente, as redes sociais são importantes aliadas na divulgação do trabalho e luta de uma instituição, daí a necessidade de uma equipe profissional que saiba o que, como e qual a hora exata de divulgar campanhas e informações para o público.

Outro ponto importante a ser destacado é o fato de que organizações precisam de uma boa interface visual e a assessoria é muito precisa nessas situações, sempre contando com o apoio de profissionais da área que irão elaborar projetos visuais que serão uma parte importante da entidade na hora de comunicar-se com os públicos internos e externos.

A assessoria de imprensa será a principal responsável por elaborar projetos de comunicação pensados de acordo com a necessidade da entidade sindical, levando em consideração os fatores econômicos e regionais. Além do plano de comunicação, fatores como organização de eventos, relacionamento com a imprensa, redes sociais e zelo pela imagem institucional da organização ficam a cargo da assessoria que tem relevância ímpar no trabalho da instituição.

Conheça mais sobre os nossos serviços e contrate-os para sua empresa ou entidade: