O uso da newsletter para associados é uma ferramenta de comunicação que gera engajamento e marca a presença da organização nas redes sociais. Geralmente distribuído por e-mail, a newsletter é uma espécie de boletim informativo, que traz ao associado as últimas novidades e atitudes tomadas pela organização.

Essa ferramenta pode ser essencial na hora de gerar novos leads ou captar mais recursos para a sua organização. Portanto, é muito importante saber trabalhar com ela da forma correta, para que ela seja um auxílio e não um empecilho. A seguir, daremos quatro dicas para colocar o newsletter para associados em prática. Confira conosco!

1 – Cuidado com a frequência

A frequência de envios de um e-mail marketing pode ser uma coisa muito difícil de equilibrar. Por um lado, e-mails muito espaçados não marcam presença. Porém, se forem enviados com muita frequência, há um risco muito grande de serem ignorados ou, pior ainda, ter o seu endereço marcado como spam.

Assim sendo, é importante que você encontre um bom equilíbrio. Isso vai depender do perfil dos seus associados e do perfil da sua organização. Para ter maior precisão na hora de determinar essa frequência, realize testes A/B e perceba onde você tem as melhores respostas.

2 – Invista em um bom layout

Na internet, imagem é tudo. Portanto, mandar uma newsletter que seja apenas um bloco de texto, sem recursos visuais, certamente é a melhor forma do seu leitor ignorá-la. Invista em cores e fontes que tenham a ver com a identidade visual da sua organização, até mesmo para garantir que o seu associado saiba de onde a mensagem está vindo.

Porém, simplicidade é a palavra chave no newsletter. O seu layout deve ser bem feito, mas não pode ter muita informação. O foco é a sua mensagem, então evite muitas imagens e links.

3 – Segmente o envio

Para que o seu contato sinta vontade de abrir a sua mensagem, ele precisa sentir que ela foi pensada exclusivamente para ele. Porém, tenha em mente que isso vai além de usar um software para colocar o nome do destinatário na chamada. Envolve, principalmente, saber que a mensagem certa está chegando à pessoa certa.

Por isso, segmente os seus associados de forma que a mensagem chegue onde precisa. Separe por idade e região, além do papel que exercem para a organização (patrocinador ou voluntário, por exemplo). Para aumentar a sensação de personalização, garanta que alguém da organização assine o e-mail, para que o associado sinta uma comunicação pessoal.

4 – Ofereça um bom conteúdo

Essa, na verdade, é a dica mais importante do newsletter. Não envie newsletter à toa; garanta que você está oferecendo informações novas aos seus associados no e-mail. Traga notícias em relação ao seu trabalho, informações a respeito do histórico, eventos que serão realizados e outros textos do gênero.

Isso já deve começar na chamada do e-mail; ela deve chamar a atenção do associado para que ele queira ler. Se houver um CTA, ele também deve ser objetivo e relevante ao conteúdo publicado.

Gostou das dicas que demos aqui? Se quiser desenvolver uma estratégia de comunicação e marketing ainda mais eficiente, conte conosco! Entre em contato para saber como podemos ajudar você .