Para se posicionar no mercado competitivamente, as instituições precisam criar planos de ações detalhados, almejando, por exemplo, resultados no aumento de vendas, relacionamento com clientes, reposicionamento de marca e criação de novos produtos em períodos de curto, médio e longo prazo.
Este planejamento é conhecido como marketing estratégico e diferencia-se do marketing operacional, pois não visa apenas a execução das ações, compreendendo também as fases de pesquisa e criação das estratégias de mercado, além de análise dos resultados obtidos.
Assim como empresas com fins lucrativos, as organizações sociais também podem utilizar marketing estratégico para otimizar seus serviços e relações com o público. Para isso, precisam estar frequentemente em busca de inovações e melhorias em suas políticas. Com o marketing estratégico no terceiro setor é possível analisar a atuação da entidade, mapear seus pontos positivos e negativos, estabelecer objetivos a serem atingidos e traçar planos para alcançá-los.
As instituições do terceiro setor precisam buscar comunicação com um público amplo. Chamados de “stakeholders”, estes correspondem a todas as pessoas e grupos que possuem interesse em uma organização social, o que vai além dos beneficiários diretos, podendo abranger toda a sociedade civil.
O terceiro setor presta serviços que impactam toda a comunidade e, para o seu pleno funcionamento, precisam que seu trabalho seja reconhecido. A comunicação integrada de marketing deve ser pensada como ferramenta para atrair doadores, parceiros, investidores, voluntários e imprensa, agentes importantes para a visibilidade e crescimento das organizações em seus nichos.
Marketing estratégico para entidades sindicais
As entidades sindicais precisam estabelecer uma comunicação clara e direta com as categorias profissionais ou econômicas que representam, além da comunidade em que estão inseridas. É necessário conhecer as demandas desses trabalhadores e como melhorar os serviços prestados a eles.
Essas instituições também devem ter controle sobre orçamentos, processos jurídicos e negociações de relações de trabalho em geral. Sendo assim, o planejamento é importante para, a partir da análise do cenário atual, conseguir antecipar situações futuras e estabelecer estratégias de comunicação para resolver problemas e obter avanços.
As ferramentas e meios de divulgação a serem escolhidos são muitos, podendo priorizar o público externo ou interno. A Pandora Soluções, pioneira no desenvolvimento de software para gestão sindical, também possui serviços de marketing estratégico no terceiro setor, como criação de sites e portais, e-books e aplicativos para celular.
Ter uma página na Internet é um dos modos mais fáceis de manter diálogo com o público. Também é uma alternativa mais barata do que investir em publicações impressas, sendo mais organizada e prática, pois concentra todas as informações da instituição em um único lugar. Já e-books podem ser utilizados como plataformas para tratar de assuntos específicos de forma aprofundada e detalhada. Por sua vez, os aplicativos podem ser ferramentas de comunicação rápida, interativa e de fácil acesso.