marketing de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing que tem como uma das principais funções levar conteúdo de relevância ao público-alvo de um negócio, para que assim, seja estabelecido um ambiente de engajamento entre clientes, potenciais clientes e o empreendimento.

Além disso, o marketing de conteúdo é uma das principais maneiras de demonstrar que um negócio é uma autoridade nos assuntos abordados que, quase sempre, tem uma ligação com os seus produtos e serviços.

Essa estratégia é aplicada amplamente na promoção da fidelização da carteira de clientes, bem como a geração e manutenção de leads, além de ser uma maneira de alcançar um público cada vez maior.

Mas você sabe como aplicá-lo na sua empresa? Conhece as principais etapas e por onde começar? Se esses são os seus principais questionamentos, então, este artigo foi feito para você! Continue lendo e saiba mais a respeito.

Identifique o seu público

Esse é o primeiro (e mais importante) passo para iniciar as atividades do marketing de conteúdo na sua empresa, que é identificar e definir o seu público, também conhecido como buyer persona, ou seja, pessoas que têm interesse nos seus produtos e serviços.

Nesse contexto, você deve conhecer os hábitos de consumo do seu público, interesses gerais, interesses específicos de consumo, nível de escolaridade, região geográfica, hobbies e demais fatores que sejam de relevância para o seu planejamento e produção nas atividades do marketing de conteúdo.

Lembre-se que, embora existam muitas empresas em um nicho de mercado, cada empresa tem o seu público, dessa forma, não seja generalista e faça uma pesquisa para a identificação da persona específica para a sua empresa.

Defina os objetivos

Agora que você identificou o seu público (persona), chegou o momento de estabelecer os objetivos, afinal, toda atividade organizacional deve trazer bons resultados.

Assim, defina as metas e objetivos que deseja alcançar com as abordagens do marketing de conteúdo, bem como estabeleça os indicadores de desempenho adequados para mensurar os resultados. Como disse William Edwards Deming: “o que não é medido, não pode ser gerenciado”, logo, medir cada estratégia e atividade é fundamental.

Vale ressaltar que na etapa da definição dos objetivos, deve ser realizada a segmentação dos conteúdos de acordo com cada público e o estágio do funil de vendas (topo, meio ou fundo), afinal, cada conteúdo não é apenas informacional, mas, serve para guiar o seu visitante para a finalização da venda.

Escolha os canais corretos

De nada adianta produzir conteúdos excelentes se você os disponibiliza nos canais errados, ou seja, onde o seu target não está. Dessa forma, você deve saber onde os seus clientes e potenciais clientes consomem conteúdos e informações, para que assim, suas abordagens sejam direcionadas aos canais corretos.

É importante ressaltar a relevância de diversificar os canais, criando um ecossistema de grande abrangência e alcance de público, para que assim, o conteúdo da sua empresa possa chegar aonde os concorrentes não chegam.

Os principais canais são: site institucional, blog da empresa, redes sociais, vídeos e e-mail marketing. Mas, há outras opções e você deve analisar todas as possibilidades para identificar os que possam proporcionar resultados positivos e consistentes.

Planeje e produza conteúdos ricos

As estratégias do marketing de conteúdo somente alcançarão o êxito se forem capazes de levar conteúdo de relevância para o seu público, caso contrário, não obterá a efetividade desejada, afinal, ninguém gosta de consumir informações que não agreguem valor.

Outro ponto a ter total atenção é planejar o seu conteúdo de acordo com as melhores práticas de SEO — Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) e a escolha correta das palavras-chave, para que assim, o seu conteúdo seja melhor ranqueado em pesquisas.

Crie conteúdos que sejam de fácil leitura, tanto pelos algoritmos dos motores de busca, quanto para o seu público-alvo. Vale ressaltar que aliado a isso, você deve divulgar a sua produção, estimulando o pleno compartilhamento.

Pronto para implantar o marketing de conteúdo na sua organização? Ao ter atenção aos pontos citados nesse artigo você conseguirá colocar essa estratégia em prática e, assim, obter melhor alcance e interação com o seu público.

Venha conhecer as nossas soluções! Acesse o nosso site e confira os serviços que estão à disposição do seu negócio! E em caso de dúvidas, entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores.