O marketing de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing que tem como uma das principais funções levar conteúdo de relevância ao público-alvo de um negócio, para que assim, seja estabelecido um ambiente de engajamento entre clientes, potenciais clientes e o empreendimento.
Além disso, o marketing de conteúdo é uma das principais maneiras de demonstrar que um negócio é uma autoridade nos assuntos abordados que, quase sempre, tem uma ligação com os seus produtos e serviços.
Essa estratégia é aplicada amplamente na promoção da fidelização da carteira de clientes, bem como a geração e manutenção de leads, além de ser uma maneira de alcançar um público cada vez maior.
Mas você sabe como aplicá-lo na sua empresa? Conhece as principais etapas e por onde começar? Se esses são os seus principais questionamentos, então, este artigo foi feito para você! Continue lendo e saiba mais a respeito.
Identifique o seu público
Esse é o primeiro (e mais importante) passo para iniciar as atividades do marketing de conteúdo na sua empresa, que é identificar e definir o seu público, também conhecido como buyer persona, ou seja, pessoas que têm interesse nos seus produtos e serviços.
Nesse contexto, você deve conhecer os hábitos de consumo do seu público, interesses gerais, interesses específicos de consumo, nível de escolaridade, região geográfica, hobbies e demais fatores que sejam de relevância para o seu planejamento e produção nas atividades do marketing de conteúdo.
Lembre-se que, embora existam muitas empresas em um nicho de mercado, cada empresa tem o seu público, dessa forma, não seja generalista e faça uma pesquisa para a identificação da persona específica para a sua empresa.
Defina os objetivos
Agora que você identificou o seu público (persona), chegou o momento de estabelecer os objetivos, afinal, toda atividade organizacional deve trazer bons resultados.
Assim, defina as metas e objetivos que deseja alcançar com as abordagens do marketing de conteúdo, bem como estabeleça os indicadores de desempenho adequados para mensurar os resultados. Como disse William Edwards Deming: “o que não é medido, não pode ser gerenciado”, logo, medir cada estratégia e atividade é fundamental.
Vale ressaltar que na etapa da definição dos objetivos, deve ser realizada a segmentação dos conteúdos de acordo com cada público e o estágio do funil de vendas (topo, meio ou fundo), afinal, cada conteúdo não é apenas informacional, mas, serve para guiar o seu visitante para a finalização da venda.
Escolha os canais corretos
De nada adianta produzir conteúdos excelentes se você os disponibiliza nos canais errados, ou seja, onde o seu target não está. Dessa forma, você deve saber onde os seus clientes e potenciais clientes consomem conteúdos e informações, para que assim, suas abordagens sejam direcionadas aos canais corretos.
É importante ressaltar a relevância de diversificar os canais, criando um ecossistema de grande abrangência e alcance de público, para que assim, o conteúdo da sua empresa possa chegar aonde os concorrentes não chegam.
Os principais canais são: site institucional, blog da empresa, redes sociais, vídeos e e-mail marketing. Mas, há outras opções e você deve analisar todas as possibilidades para identificar os que possam proporcionar resultados positivos e consistentes.
Planeje e produza conteúdos ricos
As estratégias do marketing de conteúdo somente alcançarão o êxito se forem capazes de levar conteúdo de relevância para o seu público, caso contrário, não obterá a efetividade desejada, afinal, ninguém gosta de consumir informações que não agreguem valor.
Outro ponto a ter total atenção é planejar o seu conteúdo de acordo com as melhores práticas de SEO — Search Engine Optimization (otimização para motores de busca) e a escolha correta das palavras-chave, para que assim, o seu conteúdo seja melhor ranqueado em pesquisas.
Crie conteúdos que sejam de fácil leitura, tanto pelos algoritmos dos motores de busca, quanto para o seu público-alvo. Vale ressaltar que aliado a isso, você deve divulgar a sua produção, estimulando o pleno compartilhamento.
Pronto para implantar o marketing de conteúdo na sua organização? Ao ter atenção aos pontos citados nesse artigo você conseguirá colocar essa estratégia em prática e, assim, obter melhor alcance e interação com o seu público.
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