O Google Ads, antes chamado de Google Adwords, é a plataforma de anúncios do Google. Por meio deste serviço, são exibidos anúncios quando alguém realiza uma busca na internet.
O Ads é o líder no segmento de publicidade na internet. A grande vantagem desse sistema do Google é que os anúncios não são exibidos de forma aleatória. As propagandas aparecem para um público qualificado, ou seja, atingem o público-alvo adequado.
Por exemplo: um usuário faz uma busca sobre academias de ginástica no bairro de Moema, São Paulo. Nos resultados da pesquisa, irá aparecer um link patrocinado de uma academia de musculação localizada na região de Moema.
A partir da análise de cookies e palavras-chaves, o Google consegue determinar qual o melhor local para a exibição de propagandas. E o anunciante só paga se a pessoa clicar no link patrocinado.
Objetivos de quem anuncia no Google Ads
Aumentar o tráfego no site
Toda empresa que possui uma página virtual deseja aumentar o número de acessos online. Com maior volume de tráfego, é possível criar uma lista de contatos e expandir o número de vendas.
Receber mais contatos
Há modelos de anúncios que mostram o telefone de contato da empresa. Nesse caso, o objetivo é receber mais contatos telefônicos de pessoas interessadas no produto ou serviço oferecido.
Aumentar as visitas ao ponto físico
Determinados anúncios podem auxiliar uma empresa a ser localizada no mapa. Assim, os clientes podem procurar o espaço físico e conhecer o local pessoalmente.
Outras formas de exibição de anúncios
Há, ainda, outras formas de exibição de anúncios no Ads, além de resultados de pesquisa, são: rede de display, YouTube Ads e campanhas para aplicativos móveis.
Campanhas na rede de display são aquelas mostradas em websites e blogs. Os anúncios podem estar presentes em formatos variados, como banners, textos ou vídeos. O produto ou serviço que será vendido é colocado em páginas que sejam relevantes para o público-alvo.
Ao clicar para assistir a um vídeo no YouTube, é comum antes ou durante o vídeo haver a exibição de anúncios, são os YouTube Ads. A plataforma só cobra quando há interação com a campanha. Isso significa que se um anúncio é pulado antes de 30 segundos ou antes do fim, o anunciante não paga nada.
No caso de anúncios de aplicativos, o foco são os criadores de apps. Após fazer a configuração da publicidade, o aplicativo será promovido na rede de pesquisa, rede de display ou YouTube.
Como funciona o Google Ads
No Google Ads, não basta pagar para ter um anúncio exibido. A plataforma funciona como um leilão, mas quem dá o lance mais alto, não ganha necessariamente. Os anúncios são classificados no Ad Rank, de acordo com o lance máximo de custo por clique (CPC) e índice de qualidade.
Dessa forma, a posição de um anúncio é o resultado da multiplicação do preço máximo por clique, pelo índice de qualidade da palavra-chave que disparou o anúncio. É normal observar oscilações na posição do anúncio, pois o processo de leilão é repetido a cada busca.
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