Você sente que a sua comunicação com seus associados não está sendo efetiva a ponto de eles tomarem uma ação em relação ao que você está propondo? Então talvez você precise conhecer as técnicas do copywriting, que utiliza gatilhos mentais para que as organizações tenham melhores e maiores resultados através de post de blog, e-mail marketing, posts nas redes sociais, etc.
O que é copywriting?
É a arte de escrever conteúdos que tenham o objetivo de influenciar inconscientemente o leitor. As técnicas persuasivas do copywriting podem ser utilizadas em todas as etapas do funil: topo, meio e fim.
O grande segredo para que as técnicas funcionem, é que a empresa já deve ter segmento o seu público, ou seja, saiba com quem está falando, conhecendo os assuntos relevantes e os desejos do seu público. No caso dos sindicatos, a segmentação do público é bastante precisa, pois já sabe quais são as causas que defende e quem são os trabalhadores que querem atingir.
4 pilares do conteúdo de conversão
Para utilizar bem os gatilhos mentais, é preciso ter o conhecimento de quais são os 4 pilares que são levados em consideração na hora de escrever um conteúdo voltado a conversão:
1. Atenção – tire o leitor da rotina e chama-o para prestar atenção no conteúdo.
2. Interesse – envolva o leitor com informações relevantes, surpresa ou com algo que gere interesse para que ele se mantenha focado no conteúdo.
3. Desejo – gere o sentimento de que o usuário precisa do seu produto ou serviço. Ele precisa desejar para tomar a ação.
4. Ação – mostre ao usuário a forma como adquirir o produto ou serviço e convide-o para tomar a ação, converter.
Técnicas de copywriting
Conheça as principais técnicas e veja como usá-la a favor do seu sindicato.
Entregue o que prometeu
Principalmente em e-mail marketing, normalmente o que faz o receptor abrir o seu e-mail é o assunto no qual você abordará aquele conteúdo.
Um assunto de e-mail ou um título de artigo deve ser matador, aquele que chama a atenção, gera curiosidade ou realizar alguma entrega de valor ao leitor. Entretanto, é muito importante que o sindicato cumpra com a promessa que fez no título ou no assunto do e-mail.
Por exemplo, se o assunto é sobre descontos para se associar ao sindicato, o conteúdo realmente deve mostrar quais são esses descontos.
Senso de urgência
Essa técnica tem um poder incrível quando bem utilizada. Usando ainda o exemplo acima, imagine que você dispare um e-mail com “SÓ HOJE! 50% de desconto para se associar”. O só hoje gera o senso de urgência. O ser humano não gosta de perder oportunidades. Porém, você de novo tem que cumprir com o que prometeu. Se falou só hoje, é só hoje mesmo, caso contrário, isso quebra a confiança com o cliente.
Chame para a ação de forma objetiva
Seja objetivo desde o início e mostre ao leitor qual é a ação que você quer que ele tome. Exemplos que possam ser usados como inspiração:
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Vamos começar a utilizar as técnicas de copywriting nos seus conteúdos? Entre em contato com a MHAIS e conte com uma equipe de profissional especializada em comunicação e marketing. Nós somos especializados no terceiro setor e ajudamos nosso cliente a crescerem através do marketing estratégico e digital.