As newsletters são uma excelente maneira de construir, além de manter, uma comunicação direta entre uma empresa e seu público-alvo. Mas, para que isso aconteça, não basta apenas enchê-las de informações e disparar aos montes para a base de clientes e parceiros.
Existe uma série de fatores importantes que devemos levar em consideração quando o objetivo é tornar nossa newsletter mais interessante, conquistando mais assinantes e mantendo os atuais.
É claro que, produzir um conteúdo de qualidade para ser disparado é fundamental. Mas existem outros pontos que podem garantir o sucesso desse tipo de e-mail informativo.
Se você quer descobrir como ter uma newsletter mais inteligente e que se destaque na caixa de e-mails do seu público, é só continuar com a gente!
7 dicas para valorizar a sua newsletter
1. Automação é a chave do sucesso
Criar e enviar manualmente uma newsletter é algo praticamente inviável. Além do tempo gasto, o envio está suscetível aos erros que a automação não está.
Com a automação do envio de e-mails é possível configurar as newsletters uma única vez, tornando-as oportunas e relevantes aos leitores. Entre as vantagens desse processo estão:
– O conteúdo certo é entregue no momento certo;
– O conteúdo é direcionado para as pessoas certas;
– Melhor capacidade de resposta às necessidades dos clientes e possíveis clientes;
– Maior alcance de clientes por meio de ciclos de vendas e conteúdos interessantes;
– Relações mais profundas com os clientes e melhores taxas de resposta;
– Níveis mais altos de reconhecimento de marca.
Lembre-se que esse passo é fundamental para que a sua empresa possa trabalhar com o envio de newsletter de forma eficiente.
2. Pense como o seu público-alvo pensaria
Traduzindo, coloque-se no lugar do seu cliente. Essa pode parecer uma dica bastante clichê, mas geralmente funciona. Lembre-se que um bom conteúdo deve juntar os interesses do público com os da empresa, de forma equilibrada.
Além disso, trate seus clientes como gostaria de ser tratado, mostrando certo grau de exclusividade. Para isso, basta segmentar as listas de e-mails e utilizar o nome dos leitores para personalizar as newsletters, o que também é possível através do processo de automação.
3. Tenha um objetivo
Antes de tudo, para que a sua newsletter trabalhe com os clientes de forma inteligente, é preciso se questionar sobre qual o objetivo dos e-mails.
Enviar informações sobre novos produtos? Atualizar as pessoas sobre descontos pontuais? Reforçar a sua marca e a de sua empresa?
É a partir desse objetivo que você conseguirá definir exatamente o que entrará ou não como conteúdo, além da linguagem que será utilizada e do design que melhor combina com a impressão que você deseja causar.
4. Seja direto
Com uma rotina corrida, muitas pessoas não possuem tempo para focarem em conteúdos imensos e acabam ignorando muitos dos e-mails que recebem.
Para que a sua newsletter não esteja no meio desses informativos desdenhados, forneça o máximo de informações, no menor espaço possível. A ideia é ser conciso e incluir um link que possa levar as pessoas para ler um conteúdo na integra no seu site.
5. Não deixe as imagens de lado
O ser humano é extremamente visual. Logo, assumir isso na hora de construir uma newsletter pode lhe ajudar a chamar a atenção do leitor. Por isso, busque combinar as imagens selecionadas com o conteúdo, causando um impacto positivo.
Dependendo do objetivo da newsletter que será enviada, é possível até mesmo que as imagens tenham uma maior importância em relação aos textos, podendo convencer as pessoas a clicarem em links e seguirem sugestões.
6. Escolha um bom título
Não adianta preparar um excelente conteúdo se quem recebe sua newsletter não se sente atraído pelo título a ponto de abri-la.
Para ter um equilíbrio nesse ponto, garanta uma dose de suspense, na medida certa. Você pode mencionar a porcentagem de desconto oferecido pela sua empresa, mas deixar a lista de produtos da promoção no corpo do e-mail, por exemplo.
O importante, nesse caso, é gerar curiosidade e instigar o leitor.
7. Mantenha a regularidade
Esse é mais um ponto onde a automação de e-mails se faz extremamente necessária.
Defina corretamente os dias da semana em que você enviará seu boletim informativo. Se você costuma enviar apenas nas quartas-feiras, por exemplo, mantenha essa regularidade.
Assim, além de conquistar os leitores pelos conteúdos enviados, é possível gerar um sentimento de “lealdade” por parte deles.
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