Muitas instituições de caridade abriram o caminho para melhores experiências on-line, permitindo que o terceiro setor aproveitasse as oportunidades que o marketing digital apresenta e, consequentemente, respaldando o enorme poder de captação de recursos que a comunicação tem.
No entanto, apesar desse aparente avanço no marketing digital, o terceiro setor ainda está perdendo algumas oportunidades básicas, especialmente no que diz respeito a se destacar virtualmente. E, pensando nisso, as técnicas de SEO podem ser suas melhores aliadas. Entenda.
Por que investir em Marketing Digital?
As instituições de caridade geralmente trabalham com orçamentos muito restritos e, por isso, é importante que cada centavo gasto ajude a espalhar sua causa e a alcançar seus objetivos, sejam eles de conscientização, angariação de fundos ou recrutamento.
Como se sabe, é evidente que algumas instituições não têm orçamentos exorbitantes para investir, especialmente as pequenas. No entanto, independentemente de seus tamanhos, é fundamental fazer mais para aumentar a conscientização por meio do Marketing Digital e isso é incontestável.
Afinal, desde dar voz ao inédito até auxiliar as pessoas a se ajudarem, muitas instituições provaram, ao longo do tempo, a eficácia do engajamento on-line. Isso porque o Marketing Digital é a maneira mais econômica de atingir o maior público possível em um curto espaço de tempo. Tudo graças às técnicas digitais – como a otimização de mecanismo de busca (SEO) –, que, quando bem-feitas, podem ter um alcance muito positivo.
SEO para instituições de caridade
O SEO, que consiste na otimização dos mecanismos de busca, é o processo pelo qual as empresas podem melhorar a visibilidade de seus sites. Para as instituições de caridade, este é um braço do Marketing Digital particularmente importante, em especial porque permite que elas construam suas marcas e recebam reconhecimento.
Assim, ao investir em SEO, é possível aumentar sua visibilidade através da busca por termos relacionados ou que sejam relevantes para a causa. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “instituição de caridade contra o câncer”, será fácil encontrar a organização x ou y.
E o interessante é que não são apenas os indivíduos que fazem essa busca. Muitas empresas têm optado por apoiar instituições anualmente e, para isso, também procuram por novos locais por meio da pesquisa no Google. Dessa maneira, quem está inserido no ambiente virtual acaba ganhando destaque.
Criando consciência de causa e ganhando visibilidade
Com tantas instituições de caridade, pode ser difícil para os apoiadores encontrarem a instituição certa para eles. Todo mundo quer ajudar alguma organização e, é claro, se torna impossível apoiar todas as existentes. Portanto, cada instituição precisa que as pessoas saibam exatamente qual é a sua causa e como esse auxilio é fundamental.
Para isso, a internet (e suas ferramentas) pode ser uma grande aliada, permitindo que essas organizações destaquem seus ideais, objetivos e valores. Aqui, o SEO, por exemplo, é uma tática muito forte para associar sua instituição de caridade à causa, garantindo que ela seja exibida quando as pessoas pesquisarem termos relevantes, tal qual “como posso ajudar pessoas com deficiência na minha região”.
Ademais, embora muitos procurem atingir áreas geográficas específicas, as instituições de caridade precisam impactar um público muito maior e suas causas, geralmente, não são limitadas pela localização. Por isso, o SEO ajuda a organização a ser encontrada on-line, em um universo que reúne apoiadores e angariadores de fundos em todo o país e até no mundo – o que torna a empreitada sem fronteiras.
Um SEO eficaz
As instituições precisam revisar suas estratégias de SEO para garantir que seus sites estarão otimizados para serem localizados. Afinal, é utilizando dessa estratégia que elas podem se certificar que suas páginas serão exibidas para esses termos de pesquisa, ajudando-as a criar uma marca e a conscientizar as pessoas que talvez ainda não saibam seu nome.
Por essa razão, é fundamental que as instituições beneficentes revejam suas palavras-chave; foquem na causa e nos benefícios, bem como no reconhecimento da marca; invistam tempo em blogs, vídeos e infográficos; e, principalmente, certifiquem-se que cada ramo, causa ou “serviço” tenha sua própria página para ser otimizada ao invés de reunir todo o conteúdo na página inicial, como tantas instituições de caridade costumam fazer.
Para isso, nada melhor do que contar com a ajuda de uma empresa que possa auxiliar nesse processo. Conheça a MHAIS, especialista em Comunicação e Marketing para o terceiro setor, e saiba como poderemos ajudá-lo. Você vai se surpreender com as nossas soluções.