O marketing digital surpreende pela sua capacidade de atrair visitantes, clientes e seguidores. Mas por trás de toda a estratégia de marketing, diversas regras são estabelecidas para que haja assertividade nas ações. E entender quem é a Persona é fundamental para melhorar a visibilidade da sua entidade do terceiro setor.

A persona pode ser definida como cliente ideal. No caso de entidades do terceiro setor, podemos entender a persona como apoiadores ou simpatizantes da causa.

Por isso, atingir os apoiadores ou simpatizantes certos certamente fará a diferença para a visibilidade da sua entidade do terceiro setor. Confira neste post, 4 passos para traçar uma boa estratégia de marketing para sua entidade e entender sua persona ideal:

Estabeleça uma linha de pesquisa

O primeiro passo para definir sua persona é encontrar uma linha de pesquisa adequada a sua entidade. Exemplo: Entrevistas guiadas ou questionários?

Esses são os modelos de pesquisa mais utilizados para traçar um perfil de persona. Normalmente, usa-se os atuais clientes para entender quem é a persona que consumiria um determinado produto ou serviço de uma empresa.

Mas o nosso foco é outro: não tem produto ou serviço para vender. Então, a melhor maneira de entender a persona da sua entidade é buscar informações com atuais apoiadores e simpatizantes da sua entidade.

Realize a pesquisa com apoiadores e simpatizantes

O próximo passo para entender quem é a persona da sua entidade do terceiro setor é realizar a entrevista ou questionário. É aconselhável escolher a entrevista, pois as respostas podem ser mais complexas e ricas em detalhes nesse modelo de pesquisa.

Veja algumas questões que vão integrar sua pesquisa:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Nível de escolaridade;
  • Cargo;
  • Hobbies.

Após conhecer um pouco dessa pessoa, as perguntas também podem ser direcionadas para algo específico da sua entidade do terceiro setor. Vamos pegar como exemplo uma ONG de proteção aos animais.

Assim, você pode fazer perguntas como:

  • Onde conheceu ONG?
  • Qual seu interesse na causa animal?
  • Quantos animais você tem em casa?
  • Qual a sua motivação em doar dinheiro para a ONG?
  • Qual seu nível de satisfação em ajudar a ONG?

Veja que são perguntas específicas para alguém que apoia a causa animal e encontra na ONG uma forma de ajudar. Por isso, realizar as perguntas certas vai fazer sua pesquisa ter dados suficientes para traçar o perfil da persona ideal para sua entidade do terceiro setor.

Encontre padrões nas respostas

Quando você realiza a pesquisa, alguns padrões e semelhanças nas respostas poderão ser identificados. Desse modo, a melhor estratégia é utilizar gráficos para entender qual é o padrão das respostas.

Veja um exemplo:

No caso da ONG de proteção aos animais, por exemplo, foi identificado que mais de 70% das doadoras são do gênero feminino, casada e com nível superior. E 50% diz que sua principal motivação é a falta de tempo por conta do trabalho e visualiza na ONG a oportunidade de fazer o bem aos animais.

Veja que essas informações são muito valiosas para sua entidade do terceiro setor. Ao invés de desperdiçar tempo, dinheiro e esforço com alguém que não apoia e nem simpatize com sua causa, definindo quem é a persona, a chance de encontrar quem realmente queira ajudar sua entidade é muito mais fácil.

Faça uma pequena biografia

Após todo o processo de pesquisa para entender quem é a persona, sua entidade do terceiro setor terá uma pequena biografia com um personagem fictício que represente sua persona ideal.

Veja um exemplo de como funciona a biografia de acordo com o exemplo da ONG de proteção aos animais:

Marli tem 30 anos, é casada e mãe de dois filhos. Ela trabalha como servidora pública, atuando como professora. Em sua casa, moram quatro pessoas e três cachorros que são tratados como membros da família. Todos na sua casa amam animais. Marli sente-se triste quando vê uma animal em situação de abandono e vê na doação mensal para a ONG uma oportunidade de colaborar com a causa animal.

Tendo essas informações em mãos fica bem mais fácil traçar estratégias de comunicação e marketing, não acha? Basta planejar o conteúdo e as plataformas de divulgação que as chances de sucessos são enormes.

Se gostou dessas dicas e quer melhorar a comunicação e marketing da sua entidade do terceiro setor, entre em contato conosco e veja como nós podemos lhe ajudar a melhorar sua visibilidade.