Conhecer o perfil dos seus associados e filiados é fundamental para potencializar a perspectiva econômica do seu negócio e aprimorar suas estratégias competitivas no mercado.

Vale ressaltar que os benefícios desse vínculo vão muito além do ponto de vista financeiro. Portanto, é crucial investir em técnicas para aperfeiçoar essa relação.

Se você deseja saber qual é o primeiro passo para traçar esses perfis, é hora de ler este post.

Como analisar o perfil dos meus afiliados?

Atualmente, há diversas denominações e cada perfil exibe atributos específicos. No entanto, é possível dividir os tipos de afiliados em duas categorias principais.

Analisar esses grupos é fundamental para direcionar a estratégia do seu negócio. Dessa forma, você pode elencar qual categoria melhor se encaixa no contexto da sua proposta.

Conheça os perfis mais comuns de afiliados:

Afiliado árbitro

Conhecido também como afiliado investidor, suas estratégias consistem em conversões por meio de anúncios pagos, como, por exemplo: Facebook Ads, YouTube, Instagram, entre outros meios.

O afiliado árbitro não precisa ser uma autoridade no assunto, nem dispor de uma influência digital considerável, pois seu foco está nas conversões rápidas por meio de conteúdos expressivos e convincentes.

No entanto, na hora de elencar um afiliado árbitro, alguns atributos se destacam:

• Ter boa prática em gerenciamento de campanhas;

• Saber analisar e mensurar seus resultados;

• Manter-se atualizado nas tendências do mercado e inovações de cada ferramenta;

• Compreender o nicho da sua audiência.

Afiliado autoridade

O perfil do afiliado autoridade segue uma vertente completamente diferente do afiliado árbitro. Neste caso, o foco é a construção de um bom relacionamento com a audiência.

Além disso, ele é um especialista no nicho em que atua. Portanto, suas estratégias consistem em elaborar conteúdos originais, que geram tráfego orgânico. No geral, publica seu conteúdo em blogs e/ou redes sociais.

Esse perfil de associado pode gerar grandes oportunidades de conversão, pois ele dispõe de uma base sólida de leads e é encarado como autoridade no assunto.

A relação entre o afiliado autoridade e o seu público-alvo é baseada em confiança. Esse tipo de troca gera credibilidade, logo sua empresa pode se beneficiar dessa influência.

Conheças algumas das principais características do afiliado autoridade:

• Criar conteúdo relevante e original para sua audiência;

• Ter um ótimo relacionamento com seu público;

• Entregar conteúdos com frequência;

• Ser especialista no seu nicho;

• Elaborar boas estratégias de SEO.

Como analisar o perfil dos meus associados?

O perfil de um associado pode ser muito mais amplo do que você imagina. Por sorte, sua empresa tem um ótimo guia nas mãos: os registros dos cadastros.

A importância dos dados para traçar o perfil dos associados

Elencar um conjunto de informações relevantes na hora de efetuar o cadastro pode auxiliar sua empresa a estreitar os laços com seus associados e conhecer melhor o perfil de cada grupo.

O primeiro passo é definir os propósitos da pesquisa e organizar os registros de forma estruturada. Desse modo, é possível criar um parâmetro de cada perfil.

Além disso, uma ótima maneira de personalizar a análise conforme seus objetivos é por meio de softwares desenvolvidos para essa finalidade.