Conhecer o perfil dos seus associados e filiados é fundamental para potencializar a perspectiva econômica do seu negócio e aprimorar suas estratégias competitivas no mercado.
Vale ressaltar que os benefícios desse vínculo vão muito além do ponto de vista financeiro. Portanto, é crucial investir em técnicas para aperfeiçoar essa relação.
Se você deseja saber qual é o primeiro passo para traçar esses perfis, é hora de ler este post.
Como analisar o perfil dos meus afiliados?
Atualmente, há diversas denominações e cada perfil exibe atributos específicos. No entanto, é possível dividir os tipos de afiliados em duas categorias principais.
Analisar esses grupos é fundamental para direcionar a estratégia do seu negócio. Dessa forma, você pode elencar qual categoria melhor se encaixa no contexto da sua proposta.
Conheça os perfis mais comuns de afiliados:
Afiliado árbitro
Conhecido também como afiliado investidor, suas estratégias consistem em conversões por meio de anúncios pagos, como, por exemplo: Facebook Ads, YouTube, Instagram, entre outros meios.
O afiliado árbitro não precisa ser uma autoridade no assunto, nem dispor de uma influência digital considerável, pois seu foco está nas conversões rápidas por meio de conteúdos expressivos e convincentes.
No entanto, na hora de elencar um afiliado árbitro, alguns atributos se destacam:
• Ter boa prática em gerenciamento de campanhas;
• Saber analisar e mensurar seus resultados;
• Manter-se atualizado nas tendências do mercado e inovações de cada ferramenta;
• Compreender o nicho da sua audiência.
Afiliado autoridade
O perfil do afiliado autoridade segue uma vertente completamente diferente do afiliado árbitro. Neste caso, o foco é a construção de um bom relacionamento com a audiência.
Além disso, ele é um especialista no nicho em que atua. Portanto, suas estratégias consistem em elaborar conteúdos originais, que geram tráfego orgânico. No geral, publica seu conteúdo em blogs e/ou redes sociais.
Esse perfil de associado pode gerar grandes oportunidades de conversão, pois ele dispõe de uma base sólida de leads e é encarado como autoridade no assunto.
A relação entre o afiliado autoridade e o seu público-alvo é baseada em confiança. Esse tipo de troca gera credibilidade, logo sua empresa pode se beneficiar dessa influência.
Conheças algumas das principais características do afiliado autoridade:
• Criar conteúdo relevante e original para sua audiência;
• Ter um ótimo relacionamento com seu público;
• Entregar conteúdos com frequência;
• Ser especialista no seu nicho;
• Elaborar boas estratégias de SEO.
Como analisar o perfil dos meus associados?
O perfil de um associado pode ser muito mais amplo do que você imagina. Por sorte, sua empresa tem um ótimo guia nas mãos: os registros dos cadastros.
A importância dos dados para traçar o perfil dos associados
Elencar um conjunto de informações relevantes na hora de efetuar o cadastro pode auxiliar sua empresa a estreitar os laços com seus associados e conhecer melhor o perfil de cada grupo.
O primeiro passo é definir os propósitos da pesquisa e organizar os registros de forma estruturada. Desse modo, é possível criar um parâmetro de cada perfil.
Além disso, uma ótima maneira de personalizar a análise conforme seus objetivos é por meio de softwares desenvolvidos para essa finalidade.