O trabalho em uma ONG só é possível com a dedicação de diversas pessoas que lutam diariamente pela causa. Contudo, é possível gerar mais engajamento quando ocorre colaboração entre as ONGs.
O compartilhamento de informações e atenção à causa alheia pode auxiliar as instituições filantrópicas de diversas maneiras, desde ter acesso a ideias criativas até ampliar o Networking para conseguir mais recursos para a instituição.
Confira neste artigo como a colaboração entre as ONGs é fundamental no terceiro setor e saiba como está prática pode gerar mais engajamento.
Valorização da causa e percepção da luta do outro
Todas as instituições filantrópicas funcionam de forma independente e dependem quase que exclusivamente de recursos externos para que consigam manter suas atividades. Desse modo, é preciso também valorizar as diversas causas existentes e perceber que a luta de outra instituição é tão importante quanto a minha.
Dessa forma, é fundamental que haja colaboração entre as ONGs. Quando há colaboração, toda a filantropia se fortalece e ganha credibilidade junto à sociedade!
Troca de conhecimento
A organização das atividades em uma ONG funciona de acordo com as ideias de seus colaboradores e voluntários. No entanto, quando ocorre a colaboração entre as ONGs, é possível trazer bons exemplos de atividades para experimentação e agregar qualidade na prestação do serviço da ONG.
O trabalho na ONG não precisa ser totalmente engessado e padronizado como ocorre no setor privado. Assim, a colaboração entre as ONGs abre brecha para a experimentação e troca de conhecimento no intuito de melhorar a experiência de quem necessita desses serviços.
Socialização e desenvolvimento de habilidades
Compartilhar espaços e promover a integração entre as ONGs pode ser bastante benéfico para o desenvolvimento de novas habilidades dos colaboradores, voluntários e das pessoas atendidas pela instituição.
Um exemplo disso é uma ONG voltada aos cuidados com os animais promover integração com ONG para crianças. Ou seja, as duas ONGs acabam unindo as causas e promovem uma experiência diferenciada para todos os envolvidos.
Perceba que a colaboração das ONGs pode gerar engajamento dos envolvidos, mas também reforça a importância do trabalho e promove um momento de descontração.
Interação social e Networking
Desenvolver uma boa rede de contato é fundamental em um trabalho filantrópico. Afinal, toda ajuda é sempre muito bem-vinda e necessitamos de mais pessoas engajadas na causa para que possamos desenvolver um trabalho de qualidade.
Assim, a colaboração entre as ONGs pode ampliar o Networking. Quando há interação entre as ONGs, alguma dificuldade que surja durante o trajeto pode ser mais facilmente contornada quando há colaboração mútua e esforço coletivo.
Ou seja, sabendo da sua necessidade, uma ONG parceira pode publicar nas redes sociais ou até mesmo acionar alguém da sua rede de contatos para gerar atenção para a sua causa.
Melhora a visibilidade da instituição
A colaboração entre as ONGs pode ser explorada como forma de melhorar a visibilidade de ambas as instituições. É possível divulgar essas atividades nas redes sociais, por exemplo, e mostrar que há uma união entre as instituições para fortalecer as causas.
Assim, as ONGs ganham visibilidade perante o público e fortalecem a imagem das instituições perante a sociedade.
Gostou deste conteúdo? Continue em nosso blog e tenha acesso a diversos conteúdos para gestão de ONGs.