A sua organização tem presença digital? Em um mundo cada vez mais conectado, o desafio de estar sempre próximo e disponível, é imprescindível para atrair ou manter apoiadores. Veja a importância de estar online!
O que é presença digital?
Criar pontos de contato entre organização e público não basta, para definir uma presença digital relevante, é necessário definir o segmento de atuação, público-alvo e conteúdo, de forma que a mensagem seja engajadora a ponto da organização ser reconhecida e integrar as conversas que acontecem naturalmente, o tempo todo, na internet.
Em resumo, a presença digital é definida pelo conjunto de ações que a organização executa em meios digitais para estar em contato direto com seu público, a fim de criar uma rede de apoiadores engajados.
Presença digital no terceiro setor
Segundo a UIT – União Internacional de Telecomunicações, o Brasil possui 59% de sua população conectada à internet. Somente esse dado, já demonstra a importância de um trabalho digital efetivo do terceiro setor nesse meio.
Ter presença digital, é estar em contato não só com o público da organização, como também com os potenciais apoiadores que ainda não tiveram contato com a marca. Os diversos pontos de contato possibilitam não só ter a organização encontrada, como também potencializar a mensagem e arrecadar fundos de maneira confiável.
Como ter presença digital?
Como dito acima, a organização deve ter um conhecimento sobre seu público-alvo e conteúdo e, a partir disso, fazer um estudo sobre quais os pontos de contato que melhor atendem às necessidades do terceiro setor.
Podemos citar, por exemplo, o site, que reunirá as informações institucionais, dando credibilidade ao trabalho e o Instagram, que poderá reunir o conteúdo visual que melhor represente a organização.
Outros pontos também deverão ser avaliados:
• Desenvolvimento de pautas relacionadas ao universo do terceiro setor;
• Atendimento recorrente ao público;
• Criação de campanhas para cada objetivo da organização;
• Alimentação dos pontos de contato, respeitando as premissas de atuação de cada um.
Como a presença digital irá ajudar o terceiro setor?
Você já deve ter tido contato, em algum momento, com o termo “crowdfunding” ou financiamento coletivo. Essa modalidade de captação de recursos se popularizou junto com as plataformas digitais e tornou possível mobilizar um grande número de pessoas em prol de causas específicas.
A presença digital permite estar mais próximo dos possíveis doadores, fornecendo, sempre que necessário, dados para que eles se sintam confortáveis a colaborar e também manifestar apoio. Diferente dos tempos pré-digitais, o processo de captação de recursos nunca foi tão simples, seguro e eficaz.
Fora isso, as ferramentas de extração e análise de dados, quando integradas aos diferentes pontos de contato, permitem o conhecimento sobre o público engajado, de forma a direcionar a criação da mensagem, buscando sempre uma maior efetividade.
Ter presença digital é imprescindível para ampliar os esforços de comunicação do terceiro setor. A simplificação de necessidades como a aproximação dos apoiares e captação de doações é benéfica para a manutenção das organizações.
Procurando ajuda para desenvolver a comunicação do terceiro setor? Conte com a Mhais.