O plano de comunicação ocupa uma posição especial no planejamento estratégico global de uma organização social, uma vez que ele estabelece, dito de modo breve, a forma e como será a comunicação interna e externa desta. Mais que isso, na verdade, reflete os objetivos da organização e contribui para que eles sejam alcançados.
Para conhecer melhor a importância de um plano de comunicação estratégico nas organizações sociais, acompanhe a leitura!
Afinal, o que é um plano de comunicação e quais suas principais características?
O plano de comunicação é um documento em que se encontra as principais estratégias de comunicação de uma empresa, isso com base na realista desta. Assim, por exemplo, é no plano de comunicação que podemos encontrar as ações de comunicação que devem ser realizadas em determinado dia e hora, como um evento, por exemplo.
Vale dizer que o plano de comunicação deve estar devidamente alinhado aos objetivos globais de uma marca. Em outras palavras, é fundamental que ele fale a mesma linguagem, pois é parte essencial para o alcance dos objetivos da empresa. Portanto, não tem sentido o plano ter um objetivo comunicacional que não tem relação com os interesses da organização social.
Além disso, é esse documento quem vai dizer quem são os públicos de interesse de uma marca, qual é a melhor mensagem (linguagem) e forma (estratégia) para se comunicar com eles e qual é o meio (canais de comunicação) mais adequado.
A importância de um plano de comunicação para as organizações sociais
Agora que conhece melhor o conceito de plano de comunicação, bem como as suas principais características, talvez tenha ficado mais fácil visualizar a sua importância para as organizações sociais. Mas se ainda não ficou claro, continue a leitura.
Então, hoje, o mercado está cada vez mais concorrido, isso tanto no primeiro, quanto no segundo e terceiro setor – as organizações sociais fazem parte deste. A título de informação, segundo uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2018, no ano passado, existia no Brasil, mais de 820 mil organizações sociais, número que revela que esse mercado se encontra superconcorrido. Curiosamente, se dividirmos esse quantitativo pelos 27 estados federativos, temos cerca de 30.400 organizações sociais por ente.
Diante desse cenário, adotar um plano de comunicação se faz mais do que fundamental é, na verdade, uma exigência para a entidade que deseja sobreviver nesse mercado e cumprir a sua missão.
Um plano de comunicação, como vimos, pode garantir que a organização melhore, de modo geral, o seu sistema de comunicação, aperfeiçoando, assim, o seu relacionamento tanto com os públicos internos (funcionários, estagiários, terceirizados etc.), quando com os públicos externos (filiados, governo, fornecedores, sociedade civil, comunidade local etc.).
Em um plano de comunicação pode conter diversas estratégias, a depender, todavia, dos interesses da organização social, como campanha de marketing digital, criação de perfis em redes sociais, site e blog, criação de canais de comunicação interna (caixa de sugestão, boletim, jornal corporativo etc.), campanha publicitária, marketing de conteúdo e cultural etc.
São um conjunto de soluções que pode, sem dúvida alguma, garantir que a sua organização se destaque, tornando-se mais competitiva.
Em suma, como vimos, o plano de comunicação se coloca hoje, como uma peça fundamental para o desenvolvimento de uma organização.
Precisa de ajuda para montar o seu plano de comunicação estratégico? Caso tenha respondido que sim, não deixe de entrar em contato conosco. Juntos, podemos fazer a diferença na vida do seu negócio.
Fonte: Ipea