Sabemos que o desenvolvimento tecnológico no mercado oferece diversas possibilidades nos ambientes organizacionais.
A internet revolucionou a forma de conduzir as atividades de uma empresa, otimizando e unificando processos burocráticos e tornando as informações mais centralizadas. Dessa forma, com a ascensão de novos meios de comunicação, o marketing se faz presente nessas etapas para integrar os processos relacionados a marca e a venda de produtos e serviços.
Quer saber como? Então, leia o post até o final e confira a importância de ter uma comunicação integrada ao marketing na sua empresa.
Comunicação integrada ao marketing: o que é?
Em geral, essa estratégia nada mais é do que a união de todos os canais de comunicação de uma empresa para um objetivo específico. Em outras palavras, a comunicação integrada ao marketing centraliza a ideia principal da organização e faz com que todos os setores trabalhe em prol de sua competição no mercado.
Para que essa comunicação seja possível, é necessário que todo o planejamento estratégico da organização e seus respectivos canais comunicativos estejam alinhados e integrados, de maneira contínua. Assim, pode-se obter a soma de todos os esforços, resultando em uma mensagem mais clara e uniforme.
Se formos considerar a dinâmica dos setores internos atuais, podemos perceber divisões entre os departamentos e a forma como a comunicação não circula de maneira limpa. Com isso, é possível perceber a distância dos valores e missões que a empresa deve carregar consigo para gerar autoridade no mercado.
A importância da comunicação integrada ao marketing
Para entendermos a dimensão da importância dessa junção, vamos enumerar alguns pontos importantes dessa estratégia. Veja abaixo:
1. Fortalecimento da marca
Já que a reputação da marca no meio externo é muito importante, a integração da comunicação contribui para a qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, a uma excelente posição de mercado.
Assim, podemos entender que a junção da comunicação com o apoio do marketing previne desalinhamentos e evita “ruídos” na troca de informações, contribuindo muito mais na produção e na oferta de produtos e serviços com garantia de qualidade.
Em momentos de crise e de incertezas econômicas no território nacional, a empresa terá ferramentas para centralizar a importância de reduzir custos e promover soluções inteligentes para tornar seus recursos financeiros sustentáveis.
Além disso, mais do que uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes de mercado, a integração da comunicação no marketing oferece redução de gastos com maquinário, capital humano, orçamentos e possíveis atividades que não agregam valor econômico ao negócio.
3. Promoções mais assertivas
Uma das vantagens que se pode observar nessa integração é justamente a efetividade nas promoções, já que uma única mensagem poderá impactar positivamente os processos, em relação ao disparo de diversas mensagens que acabam não se conectando entre si.
Consolidando uma mensagem clara e no mesmo formato, os objetivos serão alcançados com mais facilidade e rapidez, tornando a experiência do cliente ainda melhor.
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