A comunicação organizacional é um dos pilares que sustenta a satisfação dos funcionários, e isso pode refletir diretamente na satisfação dos clientes. Quando uma empresa falha na comunicação com seus colaboradores, muitos aspectos podem desabar e essa dissonância pode ser traduzida nas pesquisas de clima organizacional.
Conheça 7 sinais que indicam que a sua entidade precisa de um diagnóstico comunicacional e evite que isso interfira na produtividade da sua equipe. Continue a leitura desse texto e saiba como contornar essa situação.
Organizando um diagnóstico da comunicação interna da empresa
Para realizar um diagnóstico comunicacional é imprescindível criar um planejamento e seguir uma metodologia. Os colaboradores precisam ser ouvidos, e é de extrema importância que tenham a percepção que suas colocações possuem relevância.
O primeiro passo, então, é organizar uma pesquisa com todos os colaboradores da empresa. Uma das finalidades dessa pesquisa é entender quais são as lacunas entre a mensagem que a empresa quer transmitir e o entendimento que os colaboradores têm dela.
O segundo passo é realizar um tratamento das informações realizadas. É preciso ter um objetivo claro e buscar soluções para os problemas mais recorrentes. Em um cenário ideal, todos os pontos levantados deveriam ser tratados, mas na impossibilidade disso é necessário levantar os aspectos mais importantes e tratá-los com urgência.
O terceiro passo é criar um plano de ação para corrigir as lacunas. Aqui é importante ressaltar a necessidade de possuir uma equipe especializada para realizar o projeto. É imprescindível que os agentes envolvidos no diagnóstico comunicacional entendam sobre comunicação interna. Além disso, é necessário que tenham flexibilidade para traçar estratégias diferentes, de acordo com a necessidade de cada perfil de colaborador.
Algumas vezes, esses dados levantados podem trazer informações desconfortáveis, como a insatisfação dos trabalhadores em relação às comunicações da empresa. No entanto, é consolador ter em mente que não há outra maneira de resolver um problema antes de conhecê-lo.
É importante lembrar que todo o trabalho de diagnóstico comunicacional tem a finalidade de trazer à tona os problemas de comunicação interna para, posteriormente, propor ações para saná-los.
7 sinais que demonstram a necessidade de um diagnóstico comunicacional
1 – Os funcionários desconhecem a missão, a visão e os valores da empresa;
2 – As áreas que compõe sua companhia têm dificuldades nos desdobramentos das metas;
3 – Há ruídos na comunicação entre setores distintos;
4 – As equipes desconhecem os canais oficiais de comunicação institucional;
5 – As equipes não possuem a percepção de serem ouvidos e que suas questões são relevantes para a empresa;
6 – As equipes desconhecem um canal que forneça as informações necessárias para a realização de suas tarefas;
7 – Os setores possuem dificuldade em descrever a função de colaboradores de outras áreas.
Todas as informações que são importantes para os colaboradores devem ser entregues por um canal oficial, de conhecimento geral e com a garantia que seus interlocutores compreenderam a mensagem enviada.
Quando uma empresa se comunica de maneira clara e objetiva, fica mais fácil promover iniciativas e fazer com que os funcionários fiquem mais engajados nos projetos.
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