Há uma estimativa de que 150 bilhões (sim, bilhões, você não leu errado) de e-mails são enviados, por dia. Para empresas que executam campanhas de e-mail marketing, esse é um número desafiador. Com tantas pessoas tendo suas caixas de entrada bombardeadas diariamente, é preciso ter criatividade e inteligência para atingir o cliente certo no melhor momento para a compra.

Essa complexidade indica o quão difícil é fazer campanhas de e-mail marketing de sucesso. Mas se você quer desvendar o segredo sobre como gerar resultados satisfatórios com suas campanhas, você chegou ao lugar certo.

Nós listamos seis passos para você criar campanhas de e-mail marketing que realmente gerem engajamento e vendas. Confira:

Defina seus objetivos

Não há como iniciar uma estratégia matadora de e-mail marketing sem entender quais são suas intenções com ela. A resposta pode ser óbvia, afinal, muitas empresas utilizam essa estratégia para aumentar as vendas. Mas o objetivo de campanhas de e-mail marketing nem sempre é tão simplista assim. É possível utilizá-lo para educar sua base de clientes, por exemplo, ou para aumentar o engajamento com a própria empresa.

Segmente os contatos

Há um vício muito prejudicial em termos de e-mail marketing: o de comprar listas de contatos. Essa estratégia é simplesmente falha, pois dispara conteúdos para leads não-qualificados e pode fazer com que suas mensagens terminem no spam do seu potencial cliente, que é o pesadelo de qualquer empresa.

Por isso, o ideal é que o seu negócio tenha a capacidade de segmentar suas campanhas, enviando ofertas e conteúdos educativos para um grupo de destinatários que realmente esteja interessado naquilo. Isso depende de muitos fatores, como dados demográficos, comportamento do cliente, hábitos de consumo, entre outros.

Planeje os e-mails

Todo conteúdo disparado em suas campanhas de e-mail marketing deve ser minimamente planejado. Lembre-se de que é preciso considerar em qual estágio de compra o seu cliente se encontra, portanto, nada de enviar a mesma mensagem para todo mundo.

Além disso, ainda existem outros fatores pertinentes para que a sua ação tenha sucesso. Qual será a frequência dos e-mails enviados? Muitos e-mails certamente provocarão aborrecimento no seu potencial cliente, mas o contrário, também fará com que ele rapidamente se esqueça da sua empresa.

Chame atenção

Um dos segredos para campanhas de e-mail marketing é chamar atenção a partir do título. Caso contrário, seu e-mail sequer será lido pela sua base de contatos. Por isso, seja impactante utilizando palavras de gatilho para que o usuário se sinta convencido a clicar.

Call to Action

O CTA é o que fará o seu leitor tomar uma ação após a leitura. E qual deve ser essa ação? Ler um novo texto no seu blog? Curtir uma de suas redes sociais? Comprar na sua loja virtual? Seja coerente e fisgue o seu lead com sucesso!

Acompanhe as métricas

É impossível melhorar continuamente suas campanhas de e-mail marketing sem definir e monitorar as métricas. Quantos de seus clientes estão abrindo seus e-mails? E se sua estratégia é mais direta, quantas vendas eles são capazes de gerar? Acompanhe cada passo.

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