Divulgar uma ONG não é uma tarefa simples. Afinal, fazer a organização se tornar conhecida e ganhar notoriedade pública é geralmente algo que demanda tempo e investimento. Ainda assim, por sorte, existe uma série de dicas infalíveis que podem ser seguidas para facilitar o processo e você pode implementá-las desde já. Entenda.
1. Promova nas mídias sociais
A forma como uma organização é apresentada on-line pode fazer uma enorme diferença, especialmente porque bons perfis, que mostram o excelente trabalho realizado pela instituição, podem atrair voluntários e possíveis doações, enquanto as redes abandonadas podem fazer exatamente o oposto. Por isso, é importante que a ONG tenha uma boa presença virtualmente e que seja viável para ela fazer a manutenção dessas mídias de forma eficaz e positiva.
2. Rede de doações
Se você está interessado em fazer com que a organização crie uma campanha de doações, dar início a uma rede para angariar esses itens é uma ótima estratégia. Convide amigos, familiares e colegas da comunidade para doarem de acordo com a necessidade da organização, como brinquedos, livros, itens de despensa e o que mais for possível.
Esta é uma ótima oportunidade para fazer com que a causa seja apoiada e irá garantir que a rede de doações se multiplique, uma vez que esses indivíduos podem, até mesmo, convidar outros conhecidos para embarcarem nessa jornada.
3. Espalhe a palavra!
A melhor maneira de promover uma ONG é contar aos outros e pedir que eles a apoiem. Você pode recrutar amigos como voluntários, convencer colegas a participarem de determinadas atividades ou pedir aos membros da família que compartilhem sobre a organização com seus amigos, criando uma onda de conscientização. Você nunca sabe quando e como a pessoa certa descobrirá seu trabalho e escolherá apoiá-lo.
4. Participe de dias de conscientização
Participar e formar parcerias com iniciativas globais é uma ótima maneira de promover uma organização menos conhecida. Por isso, fazer parte de ações que estejam relacionadas à temática da organização (como campanhas em prol das crianças, dos idosos, entre outros) pode ser uma excelente maneira de divulgar o que a ONG fará no dia e também o que ela faz no resto do ano.
Ademais, essa é uma boa forma de recrutar voluntários que possam ficar com você mesmo depois que o projeto terminar e que, claro, podem ajudar a espalhar o serviço feito no local, o que auxilia ainda mais na divulgação geral da organização.
5. Marketing digital
Investir em Marketing digital para a ONG vai muito além do que apenas cuidar das redes sociais e consiste em uma série de estratégias que podem ajudar a propagar o trabalho feito pela organização. Dessa forma, o engajamento digital e o advento da publicidade podem se tornar grandes aliadas que vão expandir o conhecimento do ambiente de uma forma que o boca a boca jamais poderia alcançar.
Quer saber como utilizar o Marketing e a comunicação para o terceiro setor? Nós podemos ajudá-lo. Entre em contato para saber mais informações e conheça os nossos serviços!